Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE TELES DA SILVA NETO

DISCENTE : JOSE TELES DA SILVA NETO
DATA : 26/06/2020

DIRETRIZES DE UM MÓDULO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PARA OS PROJETOS ACADÊMICOS GERIDOS PELA FUNPEC: UM ESTUDO DE CASO NA COORDENADORIA DE ADMNISTRAÇÃO DE CONVÊNIOS

Fundações de Apoio; Sistema de Informação; Projetos Acadêmicos; Prestação de Contas;

Link para sala de videoconferência: https://meet.google.com/yuk-ksnk-bnt

As Fundações de apoio são instituições de natureza privada, que a partir da edição da Lei nº 8.958 de 20 de dezembro de 1994 estabeleceu relações com as instituições federais de ensino superior como forma de dar apoio a projetos que auxiliem a concretização da sua atividade-fim (ensino-pesquisa e extensão). A Universidade Federal do Rio Grande do Norte – (UFRN) tem como sua fundação parceira a FUNPEC – Fundação Norte-Rio-Grandense de Ensino Pesquisa e Cultura que a apoia na gestão administrativa/financeira de 154 projetos acadêmicos vigentes, nesse ano de 2020, tendo um volume de recursos transacionados de aproximadamente 569 milhões de reais. Dentro desse contexto, a universidade é responsável pelo controle e fiscalização das atividades relacionadas aos projetos acadêmicos e embora tenham bases legais norteadoras da relação e possuidora de um importante sistema de informação gerencial, um dos seus sistemas SIG – o SIPAC, a instituição não apresenta um modulo específico em sua base que possa controlar o processo dessas prestações de contas de forma adequada e integrada. Dessa forma, a presente pesquisa busca elaborar as diretrizes para um módulo de prestação de contas dos projetos acadêmicos, com o intuito de aumentar a qualidade da informação nessa vertente e propor uma ferramenta que possa ser utilizada como apoio à tomada de decisão por parte dos gestores da instituição, sob a luz de conceitos relativos ao Lean-office – “Escritório Enxuto”. A pesquisa terá um caráter descritivo e proporá a metodologia do estudo de caso, dentro da Coordenadoria de Administração de Convênios – CAC/PROAD, setor responsável pela gestão destes processos e uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. A partir daí, utilizaremos a ferramenta da pesquisa documental e elaboração de um grupo focal, para evidenciar os fluxos, entender as principais barreiras existentes, identificar as informações relevantes e por fim propor as diretrizes do referido módulo.

Presidente - 2668551 - ANDRE MORAIS GURGEL
Interno - 1802050 - CARLOS DAVID CEQUEIRA FEITOR