Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ERMINIA DO NASCIMENTO

DISCENTE : MARIA ERMINIA DO NASCIMENTO
DATA : 25/05/2020
LOCAL: Auditório "D" do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN

JUNDIAÍ:Evolução de uma Instituição de Ensino e Aprendizagem Profissional em Macaíba/RN.

Jundiaí, Educação Profissional, Campo de Demonstração Agrícola, Memória.

Este trabalho vem responder a indagação: “em que configuração espacial foi implantada a Escola Prática de Agricultura criada em 1949 – atual EAJ – oferecendo condições de funcionamento para uma Instituição de Ensino Profissional Agrícola do RN que representam a sua memória?”.  Tem como objetivo geral reconstituir a memória da Escola Agrícola de Jundiaí a partir da configuração espacial edificada, quando da implantação do Campo de Demonstração Agrícola em Jundiaí/1913 na cidade de Macaíba/RN. São objetivos específicos: descrever a trajetória histórica das Instituições Públicas de Ensino Profissional Agrícola do RN, nos anos de 1910 a 1950, referindo-se aos ambientes de formação e de aprendizagem prática profissional agrícola; identificar os monumentos originários da implantação do Campo de Demonstração Agrícola, usufruto da Escola Prática de Agricultura e constituintes do patrimônio histórico; propor diretrizes para a preservação da memória da atual EAJ. Utiliza-se como referencial teórico/metodológico o conceito de História, em Waisman (2013), relembrando suas origens; de Memória em (le Goff, 2003), apresentando marcas do passado e, em Lakatos (2010), realizar o tratamento dos dados sob a luz da pesquisa documental, apropria-se como fonte primária o 1º Inventário da EPA e Ofício Relatório agregado ao inventário, escritos em 1952 pelo 1º Diretor Dr. Nilo Albuquerque,  os quais destaca as edificações que deram apoio ao funcionamento da atual EAJ, apropriando-se ainda de bibliografias publicadas por egressos/professores, como fonte secundária, destacando suas lembranças. Nestes termos, propor diretrizes para a preservação da memória por meio da elaboração de uma cartilha de conservação do Patrimônio edificado, de interesse histórico uma vez que centenários e ainda hoje utilizados como laboratórios, contribuição que vem se somar ao cumprimento do Art. 2 da Portaria MEC 1.224 / 2013.

Presidente - 603.178.174-34 - ADRIANA CARLA SILVA DE OLIVEIRA - UFPB
Externa à Instituição - EDILENE MARIA DA SILVA - UFPE