Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCOIRA QUEIROZ DE CASTRO GOMES OLIVEIRA

DISCENTE : FRANCOIRA QUEIROZ DE CASTRO GOMES OLIVEIRA
DATA : 07/01/2020
LOCAL: Auditorio E Cchla

Informações em saúde e trabalho: revisão de estudos sobre doenças ocupacionais em um hospital universitário

Informação em Saúde; Saúde do Trabalhador; Profissionais de Saúde; Hospital Universitário Onofre Lopes

O ambiente hospitalar configura-se como um espaço consensualmente de risco à saúde e a segurança, principalmente em decorrência de aspectos contextuais, tais como a forma de organização, as condições de trabalho e as relações socioprofissionais que neles se estabelecem. Tratando-se do Hospital Universitário Onofre Lopes, a complexidade torna-se maior por este ser uma instituição de referência que, além de prestar serviços de assistência médico-hospitalar a um grande contingente populacional, é o principal campo de prática para atividades de ensino e pesquisa acadêmica na área de saúde do estado. A presente investigação tem como objetivo sistematizar informações sobre a relação entre trabalho e saúde no contexto hospitalar a partir da análise dos resultados obtidos em estudos desenvolvidos no âmbito do HUOL, de modo a integrar os dados disponíveis e permitir uma leitura mais ampla de tal contexto sobre o bem estar do trabalhador. Pretende-se realizar uma pesquisa eletrônica nas bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Portal de Periódicos da CAPES, Google Acadêmico e Repositório Institucional da UFRN. Os critérios de inclusão dos trabalhos serão: que os estudos tenham sido desenvolvidos no Hospital Universitário Onofre Lopes, que estejam relacionados à temática da saúde do trabalhador e que tenham sido publicados entre os anos de 2009 a 2019. Espera-se que os resultados obtidos forneçam suporte para a tomada de decisão e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores ao sintetizar o conhecimento do tema abordado e apontar possíveis lacunas a partir de uma avaliação crítica das pesquisas analisadas.

Presidente - 1149537 - DENISE PEREIRA DO REGO
Interno - 1164542 - MARCELO RIQUE CARICIO
Interna - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
Notícia cadastrada em: 27/12/2019 19:15