Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIOLA PESSOA DA CUNHA

DISCENTE : FABIOLA PESSOA DA CUNHA
DATA : 04/12/2019
LOCAL: Auditório E, CCHLA

Desempenho acadêmico: estudo sobre uma estratégia institucional para o acompanhamento pedagógico dos discentes

Educação. Ensino Superior. Acompanhamento Pedagógico. Orientação Acadêmica. Regime de Observação do Desempenho Acadêmico

Nas últimas décadas, o sistema de acesso ao ensino superior no Brasil passou por grandes transformações motivadas por políticas educacionais de ampliação e expansão das Instituições de Ensino Superior – IES. O aumento no número de vagas para ingresso nesse nível de ensino propiciou a entrada de muitos estudantes que antes não tinham chances de cursar uma graduação. A diversificação do público ingressante somada à dinâmica inerente à educação superior tem exigido das IES o desenvolvimento de ações que favorecem a integração dos discentes ao contexto universitário, e para sua permanência até a conclusão do curso. Dessa forma, os índices de retenção e de evasão passaram a ser monitorados por estudos que buscavam maneiras de combater essa problemática, e dentre as medidas de combate, verificou-se que estratégias pedagógicas se apresentam como ferramentas importantes. É nesse âmbito do ensino superior e do apoio pedagógico institucional que essa pesquisa se situa. Como objetivo geral, visa analisar o impacto do Regime de Observação do Desempenho Acadêmico - RODA enquanto estratégia institucional voltada para o acompanhamento de estudantes com baixo desempenho acadêmico, e sua contribuição para o processo de integralização curricular do discente. Para se atingir o referido objetivo, decidiu-se pela realização de um diagnóstico do RODA, que permitisse a identificação das suas fragilidades e dos seus pontos fortes, além de investigar a influência dessa estratégia pedagógica na trajetória acadêmica dos discentes. Caracteriza-se como um estudo de caso nos cursos de Ciências e Tecnologia, vinculado à Escola de Ciências e Tecnologia, e Pedagogia vinculado ao Centro de Educação, na modalidade presencial, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Possui abordagem mista, ao combinar os benefícios das análises quantitativa e qualitativa durante sua execução. No tocante aos instrumentos de coleta de dados, além de dados extraídos do sistema de controle acadêmico da UFRN, realizou-se pesquisa bibliográfica, análise documental, observação direta e elaboração de questionários semi-estruturados a serem aplicados aos sujeitos envolvidos nos procedimentos relativos ao RODA: discentes, orientadores acadêmicos e coordenações de curso. Após análise dos dados coletados, pretende-se adquirir informações que subsidiem o aperfeiçoamento e/ou desenvolvimento de políticas institucionais de assistência pedagógica.

Presidente - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Externa ao Programa - 1612047 - FERNANDA RODRIGUES MITTELBACH