Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANNE DANTAS DE OLIVEIRA PIMENTEL

DISCENTE : JULIANNE DANTAS DE OLIVEIRA PIMENTEL
DATA : 04/12/2019
LOCAL: Auditório E, CCHLA

DECISÕES DE CARREIRA EM ESTUDANTES CONCLUINTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Carreira; Decisões; Graduando; Concluinte; Contemporaneidade.

O período que compreende a iminência da formatura acadêmica e saída da universidade é visto como momento crítico para elaboração de processos decisões no que concerne a carreira dos sujeitos. Na realidade atual, as decisões de carreira passaram a ser mais responsabilizadas as próprias pessoas, enquanto em um passado não muito distante tal responsabilidade era das organizações, que sustentavam carreiras estáveis aos indivíduos. A relevância de abordar a temática conecta-se ao momento atual vivido, onde novas possibilidades estão se consolidando no mercado de trabalho. Áreas de atuação que até pouco tempo atrás não eram comuns ou não existiam, hoje estão sendo alvos de inserção profissional e até mesmo o contrário, profissões estáveis passam a ser menos presentes ou deixaram de existir e ter o mesmo significado. Nesse sentido, novas formas de carreira se concebem na conjuntura pós-moderna, ocasionando, para além dos formatos tradicionais, necessidades da UFRN abarcar esse contexto. Através destas compreensões, buscar-se-á compreender como se estabelece, para os alunos da instituição, as decisões impostas como necessárias na contemporaneidade durante a vivência do ano final dos cursos de graduação. Para tanto, parte-se do olhar que a realidade oferta um meio instável e impróprio para exercer a existência. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo criar espaços de reflexão, na UFRN, para as decisões de carreira dos estudantes da instituição e assim acolher às inquietações características do momento de conclusão do curso superior. Tal objetivo será alcançado por meio da criação de grupo temático intitulado “Decisões de Carreira”, idealizado mediante as necessidades que porventura perpassam o período da vida dos sujeitos de pesquisa. A construção metodológica se estabelece no delineamento enquanto Pesquisa-ação, além de fazer uso, para etapa da análise de dados, da proposta de Amedeo Giorgi em seu modelo empírico-compreensivo. Espera-se com este trabalho propiciar elaborações e reflexões no sentido do posicionamento e consciência dos processos decisórios numa postura de apropriação e responsabilização sobre as próprias escolhas nos estudantes participantes. Entende-se também que o efeito de criar espaços destinados à atenção à temática dentro da universidade bem como elaborar um espaço coletivo, proposto a partir da escuta aos discursos de incerteza, permeia uma possibilidade de acolhimento para o momento da dúvida. Além disso, o estudo almeja produzir material institucional em forma de guia para atuação com este público, que será construído a partir dos dados provenientes deste trabalho.

Presidente - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Interno - 1164542 - MARCELO RIQUE CARICIO