Banca de QUALIFICAÇÃO: WEVERTON RICARDO DA SILVA

DISCENTE : WEVERTON RICARDO DA SILVA
DATA : 15/08/2019
LOCAL: Auditório "E" - Centro de Ciências Humanas, Letras e Arte

CLIMA ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: uma proposta metodológica de diagnóstico e de gestão do clima organizacional

Clima organizacional; método; diagnóstico; gestão do clima organizacional.

O diagnóstico do clima organizacional apresenta-se para as organizações como uma ferramenta estratégica de gestão que possibilita o seu desenvolvimento através do fornecimento de informações relevantes de fatores que influenciam o comportamento humano no trabalho, possibilitando o suporte aos planos de ações, tomadas de decisões e políticas de gestão organizacional, que impactam na vivência laboral dos colaboradores, como também no alcance das metas institucionais. Entendendo a importância das práticas sobre o fenômeno clima organizacional, o presente trabalho acadêmico, no formato de produto técnico, tem como objetivo geral apresentar uma proposta metodológica de diagnóstico e gestão do clima organizacional, bem como de processo de implementação para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, a partir de uma fundamentação teórica sobre clima e construtos relacionados, que darão sustentação a essa produção técnica. Além disso, uma pesquisa com as Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil - IFES será realizada para conhecer o panorama das práticas dessas instituições relacionadas ao clima organizacional, para que, dessa forma, seja possível analisar a adequação dos instrumentos para a UFRN, tanto os apresentados pela literatura da área, como os utilizados atualmente pelas IFES do Brasil.

Presidente - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Interna - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES