Banca de DEFESA: JOSE ISAK DE OLIVEIRA FONTES

DISCENTE : JOSE ISAK DE OLIVEIRA FONTES
DATA : 31/07/2019
LOCAL: a definir

MODELAGEM DO SISTEMA DE CUSTOS NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - IFES

Instituições de ensino superior; Sistema de informação de custos;modelagem de apuração de custos; Eficiência.

Ao mesmo tempo em que atende a legislação e supre à necessidade gerencial, a utilização de um Sistema de Informações de Custos – SIC nas Instituições Federais de Ensino Superior – IFES colabora na busca da eficiência, eficácia e efetividade do uso dos recursos públicos. Buscando isso, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN trabalhou numa propostametodológica de mensuração de custos capaz de gerar informações que evidenciema qualidade doseu gasto conforme suas finalidades institucionais. Este esforço resultou na concepção damodelagem do sistema de custos. Com isso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar amodelagem do Sistema de Custos proposto pela UFRN, identificando as barreiras e indicandomelhorias para sua aplicabilidade na universidade. Para atingir este fim, realizou-se levantamentobibliográfico, análise documental e, quanto aos procedimentos adotados, o estudo de caso com abordagem qualitativa. Em seguida, efetuou-se a simulação do modelo de custos no Centro Acadêmico de Biociências sob análise crítica das barreiras relacionadas ao processo de apuração de custos. Os resultados do estudo permitiram inferir que há aplicabilidade desse modelo na UFRN, desde que haja adequações tanto nos sistemas estruturantes (SIPAC, SIGRH e SIGAA), quanto no próprio modelo de custos. Concluiu-se ainda que há necessidade de inserir novos procedimentos nas solicitações de gastos geradas nas requisições, parametrizar os sistemas de modo a melhorar o controle orçamentário, financeiro e patrimonial, a ponto do SIC captar as informações necessárias para a apuração dos custos. Por fim, é preciso adotar uma política estratégica institucional de custo relacionado ao processo de implantação desta ferramenta na UFRN.

Externo ao Programa - 1149391 - ANAILSON MARCIO GOMES
Presidente - 2668551 - ANDRE MORAIS GURGEL