Banca de DEFESA: WALKER ALVES DA COSTA E SILVA

LOCAL: Auditório E CCHLA

CONTEXTO DE TRABALHO E ACIDENTES EM SERVIÇO NO ÂMBITO DE UMA MATERNIDADE ESCOLA

Contexto de Trabalho. Acidentes em Serviço. Hospitais Universitários

O Contexto de Trabalho, enquanto local material, organizacional e social no qual se operam as atividades e as estratégias individuais e coletivas de mediação utilizadas na interação com a realidade de trabalho, exerce grande influência sobre os trabalhadores. O ambiente hospitalar configura-se como espaço consensualmente de risco à saúde e a segurança, principalmente em decorrência de aspectos contextuais, tais como a forma de organização, as condições de trabalho e as relações socioprofissionais que nele se estabelecem. O presente estudo teve como objetivo investigar os acidentes em serviço a partir de uma análise do contexto em que se dão as atividades laborais dos funcionários da Maternidade Escola Januário Cicco - MEJC, hospital escola vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa descritiva utilizou como estratégia metodológica o estudo de caso e como instrumentos de coleta de dados a análise documental e a utilização da Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho – EACT, sendo os dados analisados utilizando-se estatística descritiva e inferencial. Os resultados indicaram que os acidentes em serviço envolvendo servidores sob o Regime Jurídico Único RJU são mais frequentes entre aqueles funcionários com mais tempo de experiência profissional (15 anos ou mais na instituição). Em relação à distribuição por categoria profissional, cargo ou função, os técnicos e os auxiliares em enfermagem se mostraram três vezes mais propensos a se acidentar que os enfermeiros, médicos e demais profissionais de saúde. Observou-se haver maior incidência de Acidentes Típicos (89%), seguido de Acidentes de Trajeto (8%) e Doenças do Trabalho (3%). As causas mais frequentes dos acidentes foram quedas (devido a piso molhado, diferença de nível, falta de sinalização, iluminação, etc.) e contato com material possivelmente infectado (perfurocortantes, secreções de pacientes, etc.). De modo geral, quanto aos aspectos inerentes ao contexto de trabalho, os resultados indicam que este pode ser classificado como crítico. Quando se analisa por dimensão, o fator “Organização do Trabalho” apresentou o score médio mais preocupante, muito próximo do limite de classificação grave. Todos os itens dessa dimensão são classificados como críticos, exceto os itens “O ritmo de trabalho é acelerado” e “As tarefas são repetitivas”, que apresentaram resultados ainda piores, classificados como graves. Comprovou-se, assim, uma correlação estatisticamente significativa entre a incidência de acidentes de trabalho e a forma como o trabalho se organiza. Neste sentido, a principal contribuição deste estudo foi apontar a importância de se investir na prevenção e promoção da saúde e bem-estar, pois, no momento, para uma amostra considerável de indivíduos, trabalhar na MEJC/UFRN coloca os servidores em uma situação crítica, requerendo providências a curto e médio prazo. Como proposta, detalhou-se em um plano de ação com medidas para a minimização dos acidentes e melhoria do contexto de trabalho da MEJC/UFRN.

Externa à Instituição - ALDA KAROLINE LIMA DA SILVA - UnP
Externa ao Programa - 702.251.504-25 - ANUSKA IRENE DE ALENCAR - UFRN
Presidente - 1149537 - DENISE PEREIRA DO REGO
Notícia cadastrada em: 15/07/2019 12:27