Banca de DEFESA: KATIA MARIA BEZERRA DA SILVA

DISCENTE : KATIA MARIA BEZERRA DA SILVA
DATA : 19/07/2019
LOCAL: Auditório E - CCHLA

CONHECER PARA (SU)GERIR: DESPERDÍCIOS RELACIONADOS ÀS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

Agenda Ambiental da Administração Pública. Processo Produtivo. Restaurantes. Sustentabilidade. Gerenciamento de Resíduos.

Discente: KÁTIA MARIA BEZERRA DA SILVA
Docente Orientador: PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
Data: 19/07/2019

Local: AUDITÓRIO E CCHLA
Nº de páginas: 107
Linha de Pesquisa: Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Bem-Estar nas organizações.

Título: CONHECER PARA (SU)GERIR: DESPERDÍCIOS RELACIONADOS ÀS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO.

Os restaurantes universitários são Serviços de Alimentação e Nutrição voltados para o fornecimento de refeições saudáveis na perspectiva nutricional e seguras do ponto de vista higiênico-sanitário, além de estimular o desenvolvimento de práticas sustentáveis mediante a preocupação com a preservação do meio ambiente. De modo que procurou-se responder: as práticas adotadas atualmente seguem medidas sustentáveis que promovam a redução de desperdícios? Para responder a esta questão, a pesquisa teve como objetivo analisar os desperdícios para material de consumo, energia elétrica, água e coleta seletiva, alinhadas ao Plano de Logística Sustentável da UFRN (PLS-UFRN). Trata-se, portanto, de uma pesquisa quantitativa, descritiva e estudo de caso na qual foram quantificados os resíduos sólidos, separadamente em orgânicos e inorgânicos, conforme a classificação da coleta seletiva. Bem como os indicadores de desperdícios, por meio do índice de resto-ingestão, fator de correção, consumo de energia e de água, além de análises de documentos e registros internos. Os dados foram coletados por 31 dias no período de 31/10 a 30/11/2018. Para a análise quantitativa dos dados, foram utilizadas planilhas eletrônicas do Microsoft Excel® e o tratamento estatístico descritivo. Para avaliação dos impactos e sugestão das ações, foram consideradas a exequibilidade por parte da unidade estudada juntamente às demais unidades envolvidas com as políticas ambientais da Instituição. Como resultado da pesquisa, identificou-se a quantidade de resíduos orgânicos e inorgânicos de 14.187,73 kg (90,73%) e 1.450,10 kg (9,27%), respectivamente. Os setores que apresentaram maior geração de resíduos orgânicos foram o de lavagem de panelas (oriundas das sobras da produção e linhas de distribuição) e copa de pratos (decorrentes dos restos e partes não comestíveis desprezados pelos usuários). Para o índice de resto/ingestão de desperdício foi considerado na maioria das semanas como bom, o consumo de água foi de 10,51 litros e de energia de 0,60 kWh, por refeição. A partir dos resultados, foi elaborado um plano de gestão sustentável alinhado ao PLS/UFRN para os temas abordados. Espera-se com os resultados contribuir com a gestão de serviços de alimentação coletiva na redução do desperdício e custos de processo, bem como para minimização dos impactos ambientais. Além da contribuição pragmática para outros estudos na área de alimentação institucional, alinhados às realidades advindas da sustentabilidade em prol da preservação ambiental.

Presidente - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
Interno - 1802050 - CARLOS DAVID CEQUEIRA FEITOR