Banca de DEFESA: KATIA MARIA BEZERRA DA SILVA

DISCENTE : KATIA MARIA BEZERRA DA SILVA
DATA : 19/07/2019
LOCAL: A confirmar

CONHECER PARA (SU)GERIR: DESPERDÍCIOS RELACIONADOS ÀS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

Agenda Ambiental da Administração pública; processo produtivo, Restaurantes, sustentabilidade, Gerenciamento de Resíduos.

Os restaurantes Universitários são Serviços de Alimentação e Nutrição voltados para o fornecimento de refeições saudáveis na perspectiva nutricional e seguras do ponto de vista higiênico-sanitário, além de estimular o desenvolvimento de práticas sustentáveis mediante a preocupação com a preservação do meio ambiente. O Projeto objetiva sugerir ações sustentáveis na produção de refeições coletivas, com ênfase na gestão adequada dos recursos naturais como água, energia e na gestão dos resíduos sólidos, alinhados com o Plano de Logística Sustentável da Instituição (PLS/UFRN). Considerando que as atividades relacionadas ao preparo de refeições apresentam características peculiares desde o recebimento da mercadoria até a distribuição final das refeições, onde comumente, são registrados índices elevados de desperdícios e geração de resíduos. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, quantitativa e descritiva, na qual serão quantificados os resíduos sólidos, separadamente em orgânicos e inorgânicos, sendo ainda categorizado conforme a coleta seletiva. Bem como o indicador de desperdícios, por meio do índice de resto-ingestão, verificar a demanda de energia e consumo na ponta e fora de ponta para funcionamento geral (produção de refeições) e da água por meio de leitor de medição do volume de entrada da caixa d'água, além de análises de documentos, e registros internos. Os dados serão coletados por 31 dias. Para a análise quantitativa dos dados, serão utilizadas técnicas de estatística para obtenção de distribuições percentuais, e os dados serão organizados e tabulados em um banco de dados utilizando-se o software Microsoft® Excel. Para avaliação dos impactos e sugestão das ações mais sustentáveis, serão consideradas a exequibilidade por parte da unidade juntamente às demais unidades envolvidas, com as políticas ambientais da Instituição. Espera-se com os resultados contribuir com a gestão da alimentação coletiva para a redução do desperdício, e consequentemente dos custos e para a minimização dos impactos ambientais. Além da contribuição pragmática para outros estudos na área de alimentação institucional, alinhados às realidades advindas da sustentabilidade em prol da preservação ambiental para as atuais e futuras gerações.

Interno - 1802050 - CARLOS DAVID CEQUEIRA FEITOR
Externa ao Programa - 1753455 - DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS