Banca de DEFESA: KATIA REJANE DA SILVA

DISCENTE : KATIA REJANE DA SILVA
DATA : 18/07/2019
LOCAL: A definir

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL: o olhar sobre o comportamento informacional dos usuários da Biblioteca do Centro de Biociências

Gestão de bibliotecas. Biblioteca universitária. Comportamento informacional. Usuário.

O avanço tecnológico contribuiu positivamente para o desenvolvimento social e cultural da sociedade, provocando mudanças nos serviços, produtos e sistemas de informação, refletindo diretamente na forma de atuação das bibliotecas. Assim, este estudo apresenta o conceito, evolução, características e os desafios das bibliotecas da antiguidade até a contemporaneidade. Destaca a biblioteca universitária, sua função e o modelo de gestão, bem como sua relação com a universidade no que diz respeito ao apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tendo em vista que o usuário é o elemento central da biblioteca, o trabalho discorre sobre a mudança de terminologia de estudo do usuário para comportamento informacional e a importância da participação do usuário no processo de tomada de decisão. Nessa perspectiva, o estudo tem como objetivo realizar uma pesquisa para identificar as necessidades dos usuários da Biblioteca Setorial do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norteem relação à infraestrutura, fontes de informação e serviços. Para a consecução da pesquisa será feito um levantamento bibliográfico com o tema em questão e uma pesquisa de campo. O público alvo da pesquisa serão os estudantes de graduação e pós-graduação do Centro de Biociências da UFRN e serão utilizados como instrumento de pesquisa, questionários contendo perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados será feita por meio da técnica de estatística descritiva apresentadas em forma de gráficos.

Presidente - 603.178.174-34 - ADRIANA CARLA SILVA DE OLIVEIRA - UFPB
Externa à Instituição - EDILENE MARIA DA SILVA - UFPE