Banca de DEFESA: ROMOALDO MARROQUE TORRES

DISCENTE : ROMOALDO MARROQUE TORRES
DATA : 21/06/2019
LOCAL: A definir

PRONATEC: Impactos Socioeconômicos em alunos egressos de cursos técnicos da Escola Agrícola de Jundiaí – EAJ/UFRN

PRONATEC; Políticas Públicas; Educação; Empregabilidade; Egressos; Mercado de Trabalho.

Este trabalho situa-se na Linha de Pesquisa de “Política e Gestão Institucional” do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Processos Institucionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ao analisar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), foca no problema: “Quais os impactos efetivos do PRONATEC na vida e na inserção dos jovens no mercado de trabalho?” Esta investigação científica teve como objetivo geral analisar a política pública do PRONATEC executada pela Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), nos anos de 2013 a 2015 relacionada aos resultados na vida profissional e social de seus egressos de cursos técnicos. São objetivos específicos: Identificar o perfil dos jovens egressos dos cursos do PRONATEC; Verificar se os egressos do PRONATEC conseguiram inserção no mercado de trabalho; Analisar possíveis alterações na renda dos egressos. Como referencial teórico os princípios da Administração Pública foram abordados dando-se ênfase ao princípio da eficiência. Logo em seguida relembrou-se a história da Educação Profissional no Brasil e quais algumas das Políticas Públicas implantadas no decorrer dos últimos anos. A partir disso o trabalho descreve a criação do PRONATEC e sua implantação em uma Instituição Federal de Ensino. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se como procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico, análise documental e pesquisa de campo. Considera-se, pois, parte da pesquisa bibliográfica os documentos legais, como as legislações, os documentos do MEC e da EAJ/UFRN. Ademais, foram utilizados documentos e legislações institucionais referentes ao PRONATEC. O fenômeno foi analisado quanti/qualitativamente através da análise de 2223 fichas de matrícula de jovens egressos de 62 turmas de 22 cursos técnicos do PRONATEC da Instituição em pauta em 29 cidades do Rio Grande do Norte. Desses, 946 concluíram o curso. Foram extraídos das fichas de matrícula dados pessoais dos egressos. Após isso, um questionário on-line foi elaborado e enviado aos mesmos. Dos 2223 egressos pesquisados, obtiveram-se 127 respostas, em sua maioria provindas de alunos concluintes. Entre as conclusões, verificou-se que os jovens buscam no curso do PRONATEC uma possibilidade de rápida inserção no mercado de trabalho e a necessidade da criação de um mecanismo de ligação entre egressos e empresas de sua área de atuação. Diante dessa situação, além da elaboração deste diagnóstico e da proposta de melhorias operacionais por meio de uma carta de serviços é também sugerida a implantação do “Portal de Egressos” no SIGAA/UFRN a exemplo do que já ocorre no SIGAA/IFPA.

Interna - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Externa à Instituição - GERDA LUCIA PINHEIRO CAMELO
Presidente - 1164542 - MARCELO RIQUE CARICIO
Interna - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES