Banca de DEFESA: FABIO HENRIQUE DE MORAIS BARRETO

DATA : 02/04/2019
LOCAL: Auditório E - CCHLA

HARMONIAS E DISSONÂNCIAS NA GESTÃO DE ESTÁGIOS CURRICULARES

Estágio Curricular. Legislação de Estágio. Gestão Universitária. Central de Estágios.

A lei de estágio curricular (Lei 11.788/2008), sancionada em 25 de setembro de 2008, normatiza essa atividade acadêmica potencializadora do aprendizado dos estudantes em todo país. Esta normatização determina procedimentos e competências, além de ter também como objetivo a preocupação com a proteção dos estudantes que, no momento da execução das atividades práticas, são apresentados aos desafios do mundo do trabalho. Preocupada com o cumprimento desta legislação, em 2010, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, promoveu a criação de um software que, hospedado no seu sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas, compõe um módulo específico para gerenciamento das atividades de estágio curricular obrigatório e não obrigatório no âmbito universitário, permitindo a unificação dos procedimentos e documentos dos seus 116 cursos de graduação presencial e à distância, ao mesmo tempo em que emite relatórios em tempo real. Passados os primeiros anos do lançamento deste módulo de gerenciamento, surge como objetivo deste trabalho, o desafio de estudar seu uso. Assim, este estudo propôs-se a realizar um diagnóstico, buscando identificar possíveis dificuldades, facilidades, além de necessidades de melhorias no referido sistema de gerenciamento de estágios. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma análise documental dos 111 relatórios de visitas realizadas pela equipe da Coordenadoria de Estágios às Coordenações dos cursos de graduação desta Universidade a igual quantidade de cursos de graduação presenciais e à distância, no período de 03/04/2017 a 16/04/2018, entre o primeiro e segundo ano após a implantação do módulo. Os resultados encontrados neste estudo indicaram que os cursos das áreas Humanística e Biomédica obtiveram maior registro de dúvidas relacionadas à legislação sobre estágios curriculares e sobre a utilização do módulo de estágio, os cursos da área Biomédica registraram maior quantidade de reclamações e foram os que mais sugeriram alterações para melhoria do módulo, nos cursos da área Humanística foram apresentados maiores comportamentos de resistência ao uso do módulo e à aplicação da legislação. Também nesses cursos pode-se perceber mais problemas de comunicação entre a equipe das coordenações de curso e os estudantes, interpretação da legislação de estágios curriculares ou procedimentos administrativos e de uso do módulo de gerenciamento de estágios, enquanto que nos cursos da área Tecnológica foram apresentadas maiores facilidades de utilização do módulo. O estudo sugere atenção especial acerca da rotatividade de substituição de coordenadores de curso e de estágio. Outro achado interessante refere-se à contribuição que o Orientador Acadêmico pode realizar para a efetivação dos estágios curriculares obrigatórios. Por fim, este estudo culmina com a apresentação de um e-book sobre o uso do Módulo Central de Estágios à luz da legislação aplicada, visando auxiliar seu público alvo e toda comunidade universitária.

Presidente - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Externa à Instituição - LAIS KARLA DA SILVA BARRETO - UNP
Externa ao Programa - 1507841 - MARIA DAS VITORIAS VIEIRA ALMEIDA DE SA
Interno - 4579763 - SEBASTIAO FAUSTINO PEREIRA FILHO