Banca de DEFESA: FELIPE DE MELO GOMES

DISCENTE : FELIPE DE MELO GOMES
DATA : 28/02/2019
LOCAL: Auditório E - CCHLA

Sentidos do Trabalho na UFRN: diagnóstico com os servidores Técnicos- Administrativos do Balcão de Atendimento da Biblioteca Central Zila Mamede

Trabalho; Sentidos; Precarização; Servidor.

Após o ano de 2002, com as mudanças de governo ocorridas no país, as instituições públicas federais experimentaram um período de modernização de seus quadros funcionais e de suas práticas institucionais, assim como as instituições da esfera privada. Esta nova realidade trouxe a informatização de seus serviços e uma maior eficiência. Porém, houve também um crescimento da precarização do trabalho do servidor e do sentimento de esvaziamento dos sentidos do trabalho para os servidores públicos em algumas instituições. Diante deste cenário, foi realizado um diagnostico que como objetivo geral identificar quais os sentidos do trabalho dentre os servidores do balcão de atendimento da Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Este setor foi escolhido pelas funções desenvolvidas por seus servidores estarem mais próximas da definição de 'trabalho precário' descrita por Antunes (2008). Foi feita uma pesquisa qualitativa, onde foram aplicadas seis entrevistas semi-estruturadas baseada nos referenciais teóricos dos autores da sociologia do trabalho como Antunes (2008) e Sennett (2009), além de autores mais contemporâneos como Bendassoli (2014). Posteriormente o material foi analisado como o uso da Análise do Discurso (AGUIAR; OZELLA, 2006) através da técnica de sistematização da informação em diferentes núcleos, técnica já utilizada no trabalho realizado por Pereira (2014). Os núcleos de significação escolhidos foram: 1. Sentidos do Trabalho: as visões dos entrevistados sobre o que é trabalho e sobre os sentidos do trabalho; 2. A importância do trabalho e da instituição na vida dos entrevistados; 3. O trabalho na instituição inicialmente como algo transitório; 4. A importância dos laços afetivos no trabalho. Nesta sistematização foi realizado diálogo com pesquisas contemporâneas sobre os sentidos no trabalho no serviço público, como as pesquisas desenvolvidas por Coutinho, Diogo e Joaquim (2008), Nascimento e Oliveira (2013) e Souza e Moulin (2014). Chegou-se a conclusão de que, assim como outros estudos sobre sentidos do trabalho no serviço público, os servidores veem o trabalho na instituição como um meio de obter o sustento e a realização financeira. No discurso dos servidores, o fato do trabalho realizado ser dIstinto de suas formações superiores faz com que não haja plena realização pessoal, porém o espírito de equipe e os laços de amizade tornam o local de trabalho um ambiente agradável.

Presidente - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Interna - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES