Banca de DEFESA: EDJANE CORTEZ DA CRUZ

DISCENTE : EDJANE CORTEZ DA CRUZ
DATA : 25/02/2019
LOCAL: Auditório B - CCHLA

DESENVOLVIMENTO DE UM FRAMEWORK PARA O PLANEJAMENTO DAS COMPRAS PÚBLICAS: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Compras públicas. Planejamento da Contratação. Ciclo de vida do projeto. Instruções Normativas. Framework.

As compras públicas compreendem as contratações de bens e serviços realizadas conforme legislação específica, visando fornecer às instituições suporte ao desempenho de suas atividades-fim. Além de materializar as políticas públicas, promovem o desenvolvimento econômico e sustentável, um reflexo do poder de compra do Estado. Embora o planejamento tenha um caráter essencial, visto que falhas ocorridas nessa etapa podem impactar toda a licitação, é pouco difundido na administração pública brasileira (SANTANA 2015b, MARTINS, 2017; FENILI,2018). Em resposta a essa fragilidade, os órgãos superiores têm adotado sucessivas medidas para avaliar o nível de gestão e governança das aquisições; consoante à publicação de instruções normativas, cuja finalidade é instrumentalizar e orientar procedimentos. Dentre elas, a obrigatoriedade, por parte dos órgãos federais, de elaborar o Plano Anual de Contratações (PAC). Como esses normativos exigem adequação dos processos institucionais, o gerenciamento de projetos apresenta-se como uma ferramenta para alcance dos objetivos estratégicos (VERAS, 2016; CARVALHO; RABECHINI JR, 2017; PMI, 2017), devido ao seu dinamismo, principalmente com a adoção de métodos ágeis e visuais. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa consiste em desenvolver um framework, alinhado às metodologias dagestão de projetos e às instruções normativas, para o planejamento das compras públicas nas universidades federais. Para isso, a pesquisa documental possibilitou identificar os normativos alusivos ao planejamento da contratação, assim como suas recomendações. A mesma técnica foi utilizada para estabelecer a conexão entre as etapas do planejamento e o ciclo de vida do projeto, que serviram para embasar o framework, o qual concebe o planejamento da contratação como um projeto, sob os aspectos legais e teóricos. Em seguida, a estrutura foi aplicada e validada por uma equipe de planejamento da contratação, por meio das técnicas workshope observação participante. Os resultados indicam que metodologia sistematizada do framework, a qual utiliza ferramentas visuais como CanvasTrello, e tempo determinado para cada tarefa(sprint), tornou a comunicação da equipe mais dinâmica e contribuiu para que as entregas fossem concluídas dentro do prazo, critérios e escopo planejados. Embora tenham interagido em todas atividades, o pouco tempo para realização das tarefas, bem como a dificuldade em conciliar as atribuições do projeto com outras funções administrativas figuraram como pontos negativos. Feitas as devidas adequações, espera-se que o framework possa contribuir para literatura, além de ser aplicado em instituições de ensino superior e outros arranjos organizacionais.

Presidente - 2668551 - ANDRE MORAIS GURGEL
Interno - 1696802 - JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
Externo à Instituição - BRUNO CAMPELO MEDEIROS - IFRN
Notícia cadastrada em: 20/02/2019 11:00