Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON KLEYTON DE OLIVEIRA AMORIM

DISCENTE : ANDERSON KLEYTON DE OLIVEIRA AMORIM
DATA : 21/01/2019
LOCAL: Auditório E do CCHLA

GOVERNANÇA PÚBLICA DE CONTRATOS ACADÊMICOS NA UFRN: DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO COM FOCO EM MECANISMOS DE CONTROLE

Governança Pública, Contratos Acadêmicos, Processo Organizacional e Mecanismos de Controle.

A pesquisa tem como tema central a governança pública aplicada no contexto do processo de gerenciamento de contratos acadêmicos. A problematização e o enfoque dado ao tema resultaram no recorte de pesquisa cujo objetivo geral é propor intervenções para aprimorar os mecanismos de controle na governança pública de contratos acadêmicos firmados entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Fundação de Apoio. Para isso, se fará o mapeamento do processo, o diagnóstico da governança e a identificação dos mecanismos de controle existentes. Com esses elementos, se terá subsídios para propor as intervenções e aperfeiçoamentos necessários. O método predominante se inspira na abordagem da pesquisa-ação, na modalidade técnico-política e se classifica quanto à natureza, pesquisa aplicada; quanto à forma de abordagem do problema, caracteriza-se como qualitativa; quanto aos objetivos, caracteriza-se como exploratória e descritiva; e quanto aos procedimentos técnicos, caracteriza-se como estudo de caso. Compõe o rol de materiais e instrumentos de pesquisa o uso do software Bizagie do quadro Canvaspara mapeamento e descrição do processo; um questionário adaptado do Tribunal de Contas da União para diagnóstico do estágio de governança; o quadro de mapeamento de riscos e a pesquisa documental para o levantamento das normas internas da Universidade. Espera-se como resultado  que haja, ao final da pesquisa, uma proposta de melhoria do processo de trabalho que o aproxime dos princípios e boas práticas da governança pública, com mecanismos de controle focados na finalidade do processo, baseados em gerenciamento de riscos, em monitoramento do desempenho e na entrega de valor.

Presidente - 1696802 - JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
Interno - 1164542 - MARCELO RIQUE CARICIO