Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO DANTAS CAVALCANTI

DISCENTE : MARCELO DANTAS CAVALCANTI
DATA : 14/12/2018
LOCAL: Sala 1 - Instituto Ágora

INFORMAR PARA INTEGRAR: O desenvolvimento de um modelo de aplicativo para a integração de alunos em uma instituição de ensino superior

Gestão Pública; Administração de serviços; Design Thinking; Comunicação organizacional; Serviço ao cliente.

O presente estudo objetiva propor um modelo de aplicativo de integração institucional para os alunos de graduação da UFRN. Nesse sentido, utilizou-se a abordagem do Design Thinkingpara a consecução das etapas do projeto. A primeira etapa da pesquisa consiste na imersão do autor no problema de pesquisa, resultando na coleta de dados por meio de pesquisa documental, observação participante e aplicação de questionários com uma amostra dos alunos da Universidade. Os questionários objetivam identificar perfis extremos de alunos, questionando suas dificuldades e necessidades no ambiente universitário, bem como hábitos de consumo de mídia e acesso a plataformas de comunicação e informação. A segunda etapa ocorre com a criação de personas que sintetizam os perfis de alunos estrategicamente identificados, auxiliando na consecução das etapas posteriores. A terceira etapa, a ideação, utiliza técnicas de brainstorming, construção de um cardápio de ideias e validação das mesmas por meio de uma matriz de posicionamento, proporcionando apontamentos de soluções para os problemas identificados anteriormente. A quarta e última etapa apresenta um protótipo de aplicativo desenvolvido no software Adobe XD, por meio da utilização do benchmarking.

Presidente - 1164542 - MARCELO RIQUE CARICIO
Interno - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES