Banca de DEFESA: ANDRESSA AZEVEDO DE SOUTO DA SILVA

DISCENTE : ANDRESSA AZEVEDO DE SOUTO DA SILVA
DATA : 25/10/2018
LOCAL: Labcom, Auditório 2

SAÚDE E BEM-ESTAR NO AMBIENTE DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA UTI NEONATAL DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Profissionais de Enfermagem. Riscos ocupacionais. Bem-estar no trabalho. Ergonomia.

No exercício da profissão, o trabalhador da enfermagem está exposto a muitos riscos ocupacionais, uma vez que o contexto e as tarefas inerentes ao trabalho, frequentemente implicam em atividades insalubres e perigosas, que podem provocar danos à saúde e comprometer o bem estar. O papel da equipe de enfermagem no contexto hospitalar é de suma importância e ao observar as atividades desenvolvidas no ambiente da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTINEO), é possível constatar a multiplicidade e especificidade das ações assistenciais realizadas por esses profissionais no ato do cuidar, por ser este setor destinado à prestação de cuidados complexos a pacientes com sérios agravos à saúde. Tendo como referência os aportes da ergonomia da atividade, esta investigação buscou analisar o ambiente de trabalho dos profissionais de enfermagem na UTI neonatal de um hospital universitário, objetivando discutir a influência dos riscos ocupacionais sobre a saúde e o bem-estar. No estudo descritivo empreendido foram efetuadas análise documental, entrevistas semiestruturadas e utilização de questionários voltados para a investigação das condições de trabalho, riscos ocupacionais e incidência de distúrbios osteomusculares entre os profissionais. A partir dos resultados obtidos, constatou-se que a forma como se organiza o trabalho, notadamente no que se refere à sobrecarga de tarefas, favorece o aumento de casos de adoecimento em decorrência de distúrbios osteomusculares. O estudo possibilitou sistematizar informações que servirão como subsídios para a proposição de medidas visando a melhoria do ambiente de trabalho, o que refletirá de forma positiva no bem-estar dos profissionais de enfermagem e, consequentemente, na redução de afastamentos, licenças ou desvio de função.

Presidente - 1149537 - DENISE PEREIRA DO REGO
Interno - 1164542 - MARCELO RIQUE CARICIO
Externo à Instituição - ALDA KAROLINE LIMA DA SILVA - UnP
Notícia cadastrada em: 16/10/2018 15:36