Banca de DEFESA: CLAUDIO DAVID DE SOUZA

DISCENTE : CLAUDIO DAVID DE SOUZA
DATA : 28/09/2018
LOCAL: Auditorio de Psicologia

DIAGNÓSTICO DO ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO MORAL EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

Assédio moral. Precarização. Enfrentamento. Diagnóstico. Checklist.

Conceitua-se assédio moral como qualquer conduta abusiva que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o ambiente de trabalho. O assédio moral decorre da precarização nas relações laborais, trazendo prejuízos à saúde da vítima e à organização em que ela está inserida. Comum na esfera privada, onde imperam a competitividade, a produtividade e o lucro, esse tipo de assédio ocorre também no âmbito da administração pública. No período compreendido entre 2012 a 2017, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio da Ouvidoria, registrou 120 denúncias de assédio moral, vinculados ou não a outros tipos de violência no trabalho. Considerando apenas as ocorrências restritas ao assédio moral, isoladamente, o número chegou a uma centena de casos denunciados por discentes, docentes, técnicos administrativos e pela comunidade externa. Assim, constatado o problema na instituição, o objetivo geral desse trabalho foi realizar um diagnóstico sobre o enfrentamento ao assédio moral na UFRN. Buscou-se analisar documentos e dados estatísticos, estudar as políticas e os programas institucionais, discutir o impacto das ações realizadas e identificar os desafios na prevenção e solução dos conflitos. A pesquisa configurou-se como bibliográfica e documental, qualitativa e quantitativa, com viés exploratório e descritivo, tendo como um dos principais instrumentos de coleta de dados, além da analise da documentação disponível, audiências com os responsáveis pelos canais de acolhimento das demandas referentes ao assédio moral. A investigação justificou-se não só pela relevância do tema, mas pela grandeza dessa instituição federal de ensino superior, que acolhe diariamente cerca de 50.000 pessoas, entre estudantes, servidores, professores efetivos, substitutos e visitantes. Os resultados obtidos indicaram a necessidade de sistematizar o registro e acompanhamento dos casos e, ao final, optou-se pela elaboração de um checklist orientativo, pelo qual espera-se contribuir para a melhoria dos processos que envolvem o manejo desse tipo de conflito na instituição.

Presidente - 1149537 - DENISE PEREIRA DO REGO
Externo à Instituição - ALDA KAROLINE LIMA DA SILVA - UnP