Banca de DEFESA: ELIAS DE JESUS SILVA JUNIOR

DISCENTE : ELIAS DE JESUS SILVA JUNIOR
DATA : 28/09/2018
LOCAL: Auditorio de Psicologia

CONTEXTO DE TRABALHO E ESTRESSE OCUPACIONAL ENTRE OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Estresse. Condições de Trabalho. Enfermagem. Afastamento do Trabalho.

O trabalho, um dos aspectos centrais da vida adulta, vem passando por transformações ao longo dos anos. Estas transformações trazem consigo, inegavelmente, a evolução necessária para atingir a alta produtividade e a qualidade. Porém, simultaneamente, implica em certas consequências, principalmente para os trabalhadores, tais como o estresse, a fadiga mental, a depressão, a irritabilidade, a desmotivação, o baixo desempenho, a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e problemas posturais. Destas consequências, especialmente o estresse relacionado ao trabalho, bem como as doenças que dele derivam, são cada vez mais frequentes, notadamente em decorrência da natureza e/ou das condições de trabalho. Em pesquisa realizada no ano de 2016 junto ao SIAPE Saúde, verificou-se que os profissionais de enfermagem figuram como a categoria com o maior quantitativo de afastados por problemas de saúde referentes a transtornos mentais e comportamentais. Este dado corrobora as inúmeras investigações que apontam para o progressivo aumento de casos de adoecimento entre tal grupo de trabalhadores. Este estudo objetivou analisar o contexto de trabalho e os níveis de estresse dos profissionais de enfermagem lotados no Hospital Universitário Onofre Lopes – HUOL, de modo a verificar em que medida tais aspectos estariam relacionados ao desenvolvimento de transtornos psíquicos e outras doenças potencializadas pelo contexto laboral, causando afastamentos do trabalho. Pretendeu-se, assim, identificar a percepção destes quanto às suas condições de trabalho, identificando os níveis de estresse e os principais estressores aos quais estão submetidos, discutindo os aspectos do contexto de trabalho que impactam sobre a saúde e o bem-estar destes profissionais. Ao longo da pesquisa empreendida, os dados foram coletados por meio da analise documental e levantamento bibliográfico de estudos desenvolvidos no ambito institucional, bem como da utilização de questionários estruturados para avaliação do contexto de trabalho e níveis de estresse. Os resultados obtidos indicam que no hospital estudado, o estresse foi considerado moderado, em decorrência dos elementos “autonomia e controle; tarefas e ambiente de trabalho, relacionamento com a chefia,relações de trabalho, estresse no trabalho e crescimento e valorização”, sendo esta última a dimensão mais preocupante. Quanto ao contexto de trabalho, a dimensão “organização do trabalho”, composta por itens como “número de pessoas insuficiente, tarefas repetitivas e ritmo de trabalho excessivo”,revelou-se como sendo o aspecto mais crítico. Conclui-se, portanto, que as condições laborais, aliadas à organização do trabalho e às relações socioprofissionais, agem de forma determinante sobre o contexto de trabalho e os níveis de estresse, impactando diretamente na saude e bem estar dos profissionais que atuam no HUOL.

Presidente - 1149537 - DENISE PEREIRA DO REGO
Interno - 1164542 - MARCELO RIQUE CARICIO