Banca de DEFESA: SANDRA ABRANTES DE SOUSA

DISCENTE : SANDRA ABRANTES DE SOUSA
DATA : 21/09/2018
LOCAL: Auditório de Psicologia

A flexibilização da jornada de trabalho e seu impacto nas atividades dos técnicos administrativos da UFRN

Gestão de processos institucionais. Flexibilização das condições de trabalho. Qualidade de vida no trabalho.

Na última década a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sofreu um notório desenvolvimento, foram criados não apenas novos cursos, mas também novos Centros e Escolas, demandando cada vez maior celeridade e qualidade na prestação dos serviços dos servidores técnico-administrativos da instituição. Uma das formas adotadas pela instituição para suprir essa necessidade foi a adoção de jornadas de trabalho em turnos contínuos, através da redução da jornada de trabalho de servidores de 40 para 30 horas semanais de acordo com a Resolução nº 10/2016 do Conselho de Administração (CONSAD). Nesse contexto, abordamos o seguinte problema: A redução da jornada de trabalho contribuiu para a melhoria da prestação de serviços dos técnicos administrativos da UFRN? Parte-se da hipótese de que a redução da jornada contribui para a melhoria da prestação de serviços de técnicos administrativos a partir da ampliação do horário de atendimento ao público e elevação da qualidade de vida no trabalho. Para resolver tal questionamento, tem-se como objetivo averiguar os possíveis impactos, sejam positivos ou negativos, da redução da jornada de trabalho de servidores técnico-administrativos nas suas atividades laborais. Para tanto, pretendeu-se identificar universo e amostra de servidores técnicos administrativos da UFRN para participação na pesquisa, discutir indicadores de avaliação da prestação de serviços dos servidores técnicos administrativos. Pretende-se ainda apresentar a tabulação dos dados coletados a partir da aplicação de questionário de avaliação destacando os elementos que impactaram positiva e negativamente a prestação de serviços. Para o alcance dos objetivos da pesquisa, adotou-se abordagem metodológica indutiva, procedimentos de estudo do caso dos servidores técnico-administrativos da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP), que será apresentado através de procedimentos estatísticos. As técnicas de coleta de dados adotadas são o questionário, a documentação e a revisão bibliográfica. Os dados apresentados no presente documento consistem em resultados parciais, resultado da coleta documental e bibliográfica. O desenvolvimento da pesquisa implicará na aplicação dos questionários aos servidores técnico-administrativos da PROGESP.

Presidente - 1167852 - JOSE ORLANDO RIBEIRO ROSARIO
Interno - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
Externo à Instituição - LEONARDO OLIVEIRA FREIRE - F.M.Nassau
Notícia cadastrada em: 20/09/2018 19:14