Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA RAFAELA SILVA RODRIGUES

DISCENTE : MARCELA RAFAELA SILVA RODRIGUES
DATA : 24/08/2018
LOCAL: Auditório 2 _ Instituto Ágora

PORTAL DO FORNECEDOR PARA ACOMPANHAMENTO DAS RELAÇÕES CONTRATUAIS: SUGESTÃO DE IMPLANTAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Portal do fornecedor, unidades orçamentárias, aquisições.

As aquisições em uma instituição pública se revestem de diversas peculiaridades, em virtude da legislação aplicável e a depender da forma e organização da gestão administrativa. No caso da UFRN, em virtude da descentralização administrativa, sinalize-se a necessidade de melhorias a serem implementadas no processo de aquisição de bens e/ou serviços. Nesse sentido, o presente trabalho buscou realizar um diagnóstico através dos dados fornecidos pelas unidades orçamentárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em relação aos processos de aquisições de bens e/ou prestação de serviços. A partir dessa constatação, este trabalho tem como objetivo central oferecer a sugestão de implantação do Portal do Fornecedor na UFRN, de modo a possibilitar as unidades administrativas e orçamentárias um maior controle e clareza no acompanhamento das solicitações de materiais e/ou serviços na fase contratual. Foi utilizado nesse trabalho as pesquisas bibliográfica e de campo, sendo esta ultima realizada através de entrevistas estruturadas. O primeiro capítulo consiste em Introdução, com as considerações iniciais, problemática do estudo, objetivos pretendidos e a justificativa da pesquisa. No capítulo dois, desenvolve-se o referencial teórico com intuito de fundamentar a pesquisa. O capítulo três trata da metodologia usada para pesquisa. No quarto capítulo encontra-se a apresentação e análise dos dados. E no quinto e ultimo capítulo foram apresentadas as conclusões do estudo. Os resultados preliminares demonstraram a necessidade, por parte das unidades orçamentárias pesquisadas, de um meio de comunicação mais direto com o fornecedor, que possibilite um feedback rápido e claro que possa auxiliar no controle pós-compras e/ou solicitação de serviços. Com esta pesquisa espera-se colaborar para que haja uma comunicação mais efetiva entre fornecedores e unidades administrativas e orçamentárias responsáveis pelos setores de compras no âmbito da UFRN.

Interno - 1164542 - MARCELO RIQUE CARICIO
Interno - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES