Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELLA LEANDRO DA SILVA DE CARVALHO

DISCENTE : MARCELLA LEANDRO DA SILVA DE CARVALHO
DATA : 27/08/2018
LOCAL: Auditório 3 - Instituto Ágora

JUSTIÇA ORGANIZACIONAL E INTENÇÃO DE ROTATIVIDADE: a relação percebida por servidores técnico-administrativos de uma instituição federal de ensino superior.

Percepção de Justiça Organizacional. Intenção de Rotatividade. Diagnóstico. Políticas de Gestão de Pessoas. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Em meio às exigências do mundo organizacional, as empresas públicas precisam estar preparadas para atender às demandas de mudanças constantes. Considerando que as pessoas são imprescindíveis para o funcionamento organizacional, os gestores necessitam criar mecanismos que viabilizem a permanência dos indivíduos nas instituições. Assim, a partir de uma perspectiva de inovação, na área de gestão de pessoas, no setor público, surge a importância de estudar formas criativas para solucionar problemas referentes à rotatividade de pessoal. Portanto, inserido nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo disseminar conhecimentos acerca do comportamento do indivíduo no ambiente organizacional, tendo como ponto de partida a realização de um diagnóstico acerca da relação entre percepção de justiça organizacional e a intenção de rotatividade dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para isso, será utilizado um questionário com instrumentos validados, a saber: Escala de Intenção de Rotatividade e Escala de Percepção de Justiça Organizacional (distributiva e de procedimentos). Como resultado, espera-se realizar contribuições no sentido de fornecer insumos que possam ser utilizados na estruturação de ações de melhorias direcionadas para políticas de gestão de pessoas na UFRN, bem como auxiliar outras instituições públicas na implementação de recursos voltados para o bem-estar do indivíduo no âmbito laboral.

Externo ao Programa - 2290876 - ANTONIO ALVES FILHO
Presidente - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU