Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELLE FERRET BADIALI

DISCENTE : ISABELLE FERRET BADIALI
DATA : 30/05/2018
LOCAL: Auditorio 3 _ Instituto Ágora

UMA TV UNIVERSITÁRIA PÚBLICA NA ERA DA CULTURA DA CONVERGÊNCIA: ESTUDO DE CASO DA EMISSORA TVU RN E A RELAÇÃO COM A SEGUNDA TELA

Convergência. Segunda tela. Televisão. TV Universitária. UFRN

Este estudo de caso tem como objetivo geral investigar como a TVU RN, enquanto emissora de televisão pública e local, utiliza os recursos midiáticos e tecnológicos disponibilizados pela convergência com o ciberespaço (multitelas). Para isso, no primeiro momento desta dissertação são considerados os seguintes aspectos: história e contexto da emissora, o modelo de gestão, e a presença digital a partir do website e das plataformas digitais em que a TVU RN se encontra. No segundo momento da análise do caso, duas unidades de análise da grade de programação foram escolhidas: os programas Grandes Temas e o TVU Notícias, ambos transmitidos ao vivo. Serão analisados três episódios de cada programa compreendendo desde a transmissão broadcast até o uso das ferramentas digitais, por meio de um roteiro aberto de análise, a utilização de entrevista com as chefias dos setores e observação direta. Por fim, o trabalho apresenta um quadro em profundidade do caso e possíveis encaminhamentos, tendo potencial para auxiliar gestores e servidores da TVU RN, além de instituições de emissoras públicas, em especial, as universitárias das Instituições Públicas de Ensino Superior (IFES) do país, pois a convergência é uma temática ainda em ascensão no meio científico, demandando mais estudos. A proposta é refletir sobre quais soluções podem ser realizadas nos processos institucionais para que o telespectador reconheça a TVU RN como um canal de televisão de informação, educação, entretenimento e inovação. É preciso reforçar os processos institucionais do serviço público por meio da inovação para que as TVs universitárias públicas não parem no tempo, e que consigam resistir por meio da convergência digital, que é necessária e que se configura cada vez mais como um caminho sem volta.

Presidente - 4579763 - SEBASTIAO FAUSTINO PEREIRA FILHO
Interno - 1784950 - SERGIO LUIS RIZZO DELA SAVIA