Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIAS DE JESUS SILVA JUNIOR

DISCENTE : ELIAS DE JESUS SILVA JUNIOR
DATA : 17/05/2018
LOCAL: A DEFINIR

CONDIÇÕES DE TRABALHO E ESTRESSE OCUPACIONAL ENTRE OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

ESTRESSE. CONDIÇÕES DE TRABALHO. ENFERMAGEM. AFASTAMENTO DO TRABALHO.

O trabalho, um dos aspectos centrais da vida adulta, vem passando por transformações ao longo dos anos. Estas transformações trazem consigo, inegavelmente, a evolução necessária para atingir a alta produtividade e a qualidade. Porém, simultaneamente, implica em certas consequências, principalmente para os trabalhadores, tais como o estresse, a fadiga mental, a depressão, a irritabilidade, a desmotivação, o baixo desempenho, a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e problemas posturais. Destas consequências, especialmente o estresse relacionado ao trabalho, bem como as doenças que dele derivam, são cada vez mais frequentes, notadamente em decorrência da natureza e/ou das condições de trabalho. Em pesquisa realizada no ano de 2016 junto ao Sistema de Informação em Saúde e Segurança do Serviço Público Federal - SIAPE SAÚDE, que concentra, entre outros, os dados acerca dos afastamentos dos servidores da UFRN, verificou-se que os profissionais de enfermagem figuram como a categoria com o maior quantitativo de afastados por problemas de saúde referentes a transtornos mentais e comportamentais, segundo a chamada Classificação Internacional de Doenças – CID 10 (Grupo F). Este dado corrobora as inúmeras pesquisas que apontam para o progressivo aumento de casos de adoecimento entre tal grupo de trabalhadores. Esta pesquisa objetiva analisar as condições de trabalho e o estresse entre os profissionais de enfermagem lotados em um dos hospitais universitários vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o Hospital Universitário Onofre Lopes HUOL, de modo a discutir em que medida tais aspectos estariam relacionados ao desenvolvimento de transtornos psíquicos e outras doenças potencializadas pelo contexto laboral. Pretende-se, assim, mapear os índices de afastamentos entre os profissionais de enfermagem, identificar a percepção destes quanto às suas condições de trabalho, investigar os níveis de estresse e os principais estressores aos quais estão submetidos e discutir os aspectos do contexto de trabalho que impactam sobre a saúde e o bem-estar destes profissionais. Ao longo da pesquisa descritiva a ser empreendida, os dados serão coletados através de analise documental e utilização de questionários estruturados para avaliação das condições de trabalho e níveis de estresse. Todos os procedimentos éticos serão estabelecidos e obedecidos e após coletados, os dados serão organizados e tabulados em um banco de dados e interpretados a partir de estatística descritiva. Espera-se, com esse estudo, produzir conhecimentos que subsidiem a proposição de ações especificas, voltadas para a promoção da saúde e bem estar dos servidores que integram as equipes de enfermagem do hospital investigado.

Externo à Instituição - ANUSKA IRENE DE ALENCAR - UFRN
Presidente - 1149537 - DENISE PEREIRA DO REGO