Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE FRANCISCO DOS PASSOS JUNIOR

DISCENTE : JOSE FRANCISCO DOS PASSOS JUNIOR
DATA : 17/05/2018
LOCAL: Auditório C - CCHLA

Desafios para uma política de comunicação institucional integrada na Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Comunicação pública. Assessoria de Comunicação. Comunicação Integrada. UFERSA.

A presente Pesquisa de Estudo de Caso (YIN, 2010), traz uma discussão de toda a sistemática que move a Assessoria de Comunicação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, com o objetivo de propor a implantação de uma política de comunicação institucional integrada. Por meio dos entraves e méritos da realidade do setor, a pesquisa resultou num diagnóstico real sobre a comunicação no âmbito da Universidade. Para isso, fizemos amplo levantamento bibliográfico, seguido pela coleta de dados com a aplicação de 1.316 questionários, autoadministrado por meio do aplicativo Google Docs, junto à comunidade acadêmica. Tivemos como respondentes 783 discentes, 224 docentes e 309 técnico-administrativos. Por ser membro integrante da equipe Assessoria de Comunicação da UFERSA, exercendo a função de jornalista, para amenizar o grau de implicação, com o pesquisador dentro da pesquisa, optamos pela aplicação da Análise SWOT e de uma autoavaliação dos integrantes da Assessoria de Comunicação. Isso, tendo como base os conceitos da intervenção  psicossociológica com a escuta dos sujeitos (ARAÚJO, 2012). A fundamentação teórica tem como base autores que trabalham com comunicação pública organizacional/institucional, como Margarida Kunsch, Jorge Duarte, Wilson Bueno, Gaudêncio Torquato, Heloisa Matos, Pierre Zèmor, entre outros. Como resultado obtivemos uma radiografia de como a comunidade universitária percebe o trabalho do setor de comunicação e como a equipe se autoavalia. Com base na realidade identificada, por meio de gráficos e análises dos dados, acreditamos que o presente trabalho possa contribuir não apenas para uma melhoria da comunicação institucional, mais também para despertar na gestão da Universidade um olhar institucional sobre a importância de uma política de comunicação integrada que é o objetivo principal da nossa pesquisa.

Externo ao Programa - 4992700 - ANTONINO CONDORELLI
Interno - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Presidente - 4579763 - SEBASTIAO FAUSTINO PEREIRA FILHO
Notícia cadastrada em: 07/05/2018 16:51