Banca de DEFESA: PEDRO HENRIQUE FERNANDES SOARES COSTA

DISCENTE : PEDRO HENRIQUE FERNANDES SOARES COSTA
DATA : 19/12/2017
LOCAL: Auditório do DAS

Ações institucionais para inserção dos servidores com deficiência em uma universidade federal

Inclusão; Servidor Público; Ensino Superior; Pessoa com Deficiência

A legislação brasileira tem avançado de forma constante, acompanhando os movimentos de luta em favor das pessoas com deficiência. Marcos legais, como a Lei de Cotas e a Lei Brasileira de Inclusão, nascem em consonância com as mudanças de paradigmas que permeiam as sociedades, modelos que transitam das concepções da integração para a inclusão. Preocupando-se com as barreiras ainda presentes na sociedade e entendendo o papel da universidade enquanto representante de uma instituição educacional e de formação social, este trabalho buscou diagnosticar o processo de inclusão de servidores com deficiência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desse modo, realizou-se um estudo multimetodos de abordagem mista de dados que contou com a participação de 18 servidores com deficiência, envolvidos no processo institucional de inclusão entre janeiro de 2015 a setembro de 2016. Os achados resultantes da utilização de entrevistas semi-estruturadas, análise documental de relatórios de inspeção técnica, leis e Planos de Desenvolvimento Institucionais foram apreciados com auxílio de estatística descritiva e análise temática-categorial, considerando as características das informações acessadas. Concluiu-se que a comunidade acadêmica tem se apropriado do conceito da inclusão social, mas que a eliminação de constantes barreiras atitudinais, físicas e de procedimentos ainda ocorre timidamente, sendo necessário, portanto, um maior e melhor aporte de ações institucional voltadas aos servidores com deficiência.

Presidente - 1149537 - DENISE PEREIRA DO REGO
Interno - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
Externo ao Programa - 1149542 - FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO
Externo à Instituição - TATIANA DE LUCENA TORRES - UFPB