Banca de DEFESA: FRANCIANE AMORIM DE OLIVEIRA LIMA

DISCENTE : FRANCIANE AMORIM DE OLIVEIRA LIMA
DATA : 30/11/2017
LOCAL: Auditório 2 do DAS

Afastamento do Trabalho a partir do Sistema de Informação em Saúde no Contexto de uma Instituição Federal de Ensino Superior.

Saúde do trabalhador, Afastamento do trabalho, Sistema de Informação em Saúde.

O afastamento do trabalho por motivo de doença ou absenteísmo-doença destaca-se como relevante problema de saúde no âmbito das instituições públicas e privadas. Este estudo teve como objetivo analisar o afastamento do trabalho a partir do Sistema de Informação de Saúde no contexto de uma Instituição Federal de Ensino Superior.  Buscou-se, assim, entender o funcionamento do Sistema de Informação da Saúde e Segurança no Trabalho da Administração Pública Federal - SIAPE SAÚDE e sua contribuição para produção das informações sobre os afastamentos do trabalho por motivo de saúde dos servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. O estudo descritivo proposto foi realizado na sede da Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal da UFRN (Unidade SIASS-UFRN), sendo desenvolvido em duas fases. Inicialmente, foi feita uma pesquisa documental visando efetuar um mapeamento dos afastamentos por absenteísmo-doença entre os servidores da instituição no ano 2016 por meio da consulta aos relatórios gerenciais disponíveis no sistema. Na segunda fase, foram realizadas entrevistas com a equipe da perícia em saúde buscando ampliar o conhecimento sobre o processo de afastamento, notadamente no que se refere ao registro e acompanhamento institucional no Sistema de Informação em Saúde. No tratamento dos dados foram utilizadas a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que ocorreram 992 afastamentos, nos quais se destacam àqueles decorrentes de Transtornos Mentais e Comportamentais (CID F), que acometem servidores nos cargos de assistentes em administração, auxiliares de enfermagem e professores do magistério superior. Observou-se a prevalência de afastamentos entre o sexo feminino e nos Hospitais Universitários. Em relação a analise do processo de afastamento e seu registro no SIS, o SIAPE SAÚDE foi avaliado positivamente, principalmente por promover uma unificação para todos os órgão federais. Entretanto, como ponto negativo, destaca-se a necessidade de avaliação continua, atualização e melhoria, uma vez que trata-se de uma “base de dados antiga”. Conclui-se, então, que o sistema representa um avanço para análise dos afastamentos no nível local, porém, requer maior investimento da Administração Pública Federal visando o seu aprimoramento.

Presidente - 1149537 - DENISE PEREIRA DO REGO
Externo ao Programa - 2212238 - CLEONICE ANDREA ALVES CAVALCANTE