Banca de DEFESA: TELMA ELITA DA SILVA

DISCENTE : TELMA ELITA DA SILVA
DATA : 01/12/2017
LOCAL: A definir

ORIENTAÇÃO ACADÊMICA: ENTRE O PRESCRITO E O PRATICADO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

Orientação. Indicadores Acadêmicos. Cursos de Graduação. Docência Universitária.

Considerando a importância do processo de orientação acadêmica para a melhoria dos resultados alcançados pelos cursos de graduação presenciais na UFRN, buscou-se analisar como se dão as práticas de orientação acadêmica no CCSA/UFRN em relação ao prescrito para esse processo na UFRN. Para tanto, entrevistamos sete coordenadores de curso e nove orientadores acadêmicos, representando assim, todos os cursos de graduação presenciais do CCSA. O tratamento das informações foi realizado por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011) e pelo Software IRaMuTeQ. A análise de conteúdo revelou as categorias: Docência Universitária / Orientação Acadêmica / Gestão Acadêmica e o IRaMuTeQ identificou três classes: Agentes da Orientação Acadêmica / Funcionamento da Orientação Acadêmica / O Papel do Docente Universitário. Tais categorias e classes revelaram a relação entre o que está prescrito e o que é praticado na orientação acadêmica nos Cursos de Graduação Presenciais do CCSA/UFRN. O que permitiu concluir que: a orientação acadêmica é  um processo histórico instituído desde 1975 pela Resolução 110/75-CONSEPE, de 19 de setembro de 1975, contrariando, assim, o pressuposto institucional de sua inexistência, revelada pelo documento “Indicadores Acadêmicos da Expansão na UFRN – Análise e Encaminhamentos”; a existência de um movimento identitário entre o que é o fazer do docente universitário prescrito na norma e as exigências para atuar no ensino superior no cenário atual; bem como, a existência de elementos de planejamento que podem ser somados às sugestões dos participantes para a construção de ações de intervenção para o para melhorias dos cursos.

Externo à Instituição - ANA ANDREA BARBOSA MAUX - UNIFACEX
Presidente - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU