Banca de DEFESA: FRANCIANE AMORIM DE OLIVEIRA LIMA

DISCENTE : FRANCIANE AMORIM DE OLIVEIRA LIMA
DATA : 30/11/2017
LOCAL: A DEFINIR

Afastamento do Trabalho a partir do Sistema de Informação em Saúde no Contexto de uma Instituição Federal de Ensino Superior.

Saúde do trabalhador, Afastamento do trabalho, Sistema de Informação em Saúde.

O afastamento do trabalho por motivo de doença ou absenteísmo-doença destaca-se como relevante problema de saúde pública, presente nas instituições públicas e privadas. Este estudo teve como objetivo analisar o afastamento do trabalho a partir do Sistema de Informação de Saúde no contexto de uma Instituição Federal de Ensino Superior.  Buscou-se, assim, entender o funcionamento do Sistema de Informação da Saúde e Segurança no Trabalho da Administração Pública Federal - SIAPE SAÚDE e sua contribuição para produção das informações sobre os afastamentos do trabalho por motivo de saúde dos servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. O estudo descritivo proposto foi realizado na sede da Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal da UFRN (Unidade SIASS-UFRN). Sendo realizado em duas fases, inicialmente por pesquisa documental para caracterização da morbidade dos servidores afastados no ano 2016, através dos relatórios gerenciais disponíveis no sistema. Na segunda fase, com realização de entrevista com a equipe da perícia em saúde para conhecimento do processo institucional destes afastamentos. No tratamento dos dados foram utilizados os softwares editor de planilhas Microsoft Office Excel e a análise de conteúdo. O período de coleta compreendeu de janeiro a julho de 2017. Os resultados evidenciam que ocorreram 992 afastamentos por perícia, com destaque para os Transtornos Mentais e Comportamentais (CID F), entre os cargos de assistentes em administração, auxiliares de enfermagem e professores do magistério superior, prevalecente no sexo feminino, nos Hospitais Universitários. Quanto à segunda fase, os entrevistados destacaram como ponto positivo do SIAPE SAÚDE “sua unificação para todos os órgão federais”, ponto negativo “ter base de dados antiga” e sugestão de melhoria “o módulo precisar de avaliação e atualização”. Conclui-se então, que o sistema representa um avanço para análise dos afastamentos no nível local, porém, requer maior investimento da Administração Pública Federal para o seu aprimoramento.

Externo ao Programa - 2212238 - CLEONICE ANDREA ALVES CAVALCANTE
Presidente - 1149537 - DENISE PEREIRA DO REGO