Banca de DEFESA: LUIS BOUQUILLARD RIBEIRO FERNANDES

DISCENTE : LUIS BOUQUILLARD RIBEIRO FERNANDES
DATA : 18/08/2017
LOCAL: A DEFINIR

Bibliotecas no contexto da educação a distância: estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior

Educação a distância. Universidade Aberta do Brasil. Polos de apoio presencial. Bibliotecas.

Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar a realidade atual de bibliotecas inseridas no contexto da educação a distância, no âmbito de uma Instituição de Ensino Superior (IES). O estudo é desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde desde 2005 oferta cursos de graduação e pós-graduação na modalidade de educação a distância. Esta IES, utiliza polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), como unidades de apoio operacional para acolher os alunos em alguns dos encontros presenciais exigidos durante os cursos. Os polos estão localizados em diversos municípios do Estado do Rio Grande do Norte, devendo estar adequadamente estruturados, contendo ambientes administrativos e acadêmicos, sendo que um dos mais importantes é a biblioteca. Uma unidade de informação dessa natureza precisa ser organizada em conformidade com o marco regulatório da EAD, especialmente de acordo com os seguintes instrumentos normativos do Ministério da Educação (MEC): instrumento para credenciamento institucional e Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. A metodologia utilizada nesta pesquisa corresponde a um estudo de caso, de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quanti-qualitativa. Os atores participantes da pesquisa são os coordenadores dos polos da UAB/UFRN. Os principais resultados apontam que a maioria das bibliotecas não estão adequadamente estruturadas para o atendimento ao seu público alvo, uma vez que não estão informatizadas; não oferecem importantes serviços, tais como: normalização de documentos e elaboração de ficha catalográfica; também não dispõem de bibliotecários atuando nessas unidades de informação. Nesse sentido, entende-se que as seguintes ações podem ser desenvolvidas a fim de melhorar a oferta de produtos e serviços informacionais aos usuários da EAD: a participação da biblioteca universitária da IES ofertante dos cursos, nesse processo; a criação de um setor específico, para o atendimento aos diversos atores participantes dessa modalidade de ensino na instituição; a contratação de bibliotecários, para atuar nas bibliotecas dos polos e na equipe profissional multidisciplinar da EAD da UFRN.

Externo à Instituição - ADRIANA CARLA SILVA DE OLIVEIRA - TRT
Presidente - 1164542 - MARCELO RIQUE CARICIO