Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO RIBEIRO DANTAS PONTES

DISCENTE : DIEGO RIBEIRO DANTAS PONTES
DATA : 14/06/2017
LOCAL: Auditorio E

O SISTEMA DE CONCESSÃO DE DIÁRIAS E PASSAGENS COMO INSTRUMENTO CONCRETIZADOR DOS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SCDP. Princípios Constitucionais da Administração Pública. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tecnologia da Informação. Serviço Público.

A presente dissertação possui, como objetivo geral, analisar a implantação do “Sistema de Concessão de Diárias e Passagens” na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, avaliando a eficiência que será conferida a estes tipos de processos. Seus objetivos específicos são: i) Identificar os entraves e falhas na burocracia dos atuais processos de diárias e passagens; ii) Caracterizar o Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) como ferramenta de agregação de valores; iii) Comparar a eficiência do SCDP em relação às atuais tramitação e execução dos processos referidos; iv) Identificar as atividades relacionadas à fase de implantação do SCDP e estabelecer uma sequência estratégica para a execução dessas atividades, através de contato com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Superintendência de Informática da UFRN. A presente justifica-se, de um lado, pela redução de tempo e custos (Economicidade), e, de outro, pela obrigatoriedade de a nossa instituição atender aos ditames legais estabelecidos pelo governo (Legalidade). Pretende criar subsídios para futuras pesquisas acerca do tema estudado, visto que se trata de um assunto tão pouco debatido, mas de imensurável importância às instituições públicas, as quais devem estar cientes de sua responsabilidade para com a sociedade. A mesma desenvolveu-se a partir da experiência e da observação do autor em procedimentos administrativos do seu ambiente de trabalho (pesquisa empírica). Pode ser caracterizada, também, como pesquisa de campo, de caráter exploratório, descritivo e explicativo, uma vez que utilizada para obter informações a respeito de um problema (excessiva burocratização dos processos de diárias e passagens), para o qual se formulou uma hipótese (implantação do SCDP), através da descrição da realidade do ambiente organizacional em que se insere o autor, sendo identificados os fatores causadores dos fatos e fenômenos do seu ambiente de trabalho, bem como da prestação de serviços ali executados. Realizou-se um estudo comparativo entre os valores necessários à compra de passagens pelo modelo atual de processos e os valores alcançados através da implantação do SCDP. Procurou-se estabelecer uma relação entre a implantação do SCDP e o atendimento a diversos Princípios da Administração Pública, notadamente os Princípios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência, demonstrando os benefícios trazidos a todos os envolvidos, da instituição aos cidadãos-clientes. É nessa perspectiva que se busca gerar impactos e contribuições positivos.

Presidente - 1149644 - CINARA MARIA LEITE NAHRA
Interno - 1149537 - DENISE PEREIRA DO REGO