Banca de QUALIFICAÇÃO: TELMA ELITA DA SILVA

DISCENTE : TELMA ELITA DA SILVA
DATA : 04/05/2017
LOCAL: AUDITÓRIO 2, NEPSA II

ORIENTAÇÃO ACADÊMICA: O CAMINHO PARA A INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES À VIDA UNIVERSITÁRIA

Orientação Acadêmica. Taxa de Conclusão Média dos Cursos de Graduação Presenciais. Educação Superior e Indicador de Qualidade.

O objetivo desse estudo é “Analisar a relação entre a prática de Orientação Acadêmica, instituída pela resolução nº 171/2013 – CONSEPE/UFRN, de 5 de novembro de 2013 e o alcance da taxa de conclusão média dos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte”. Trata de uma pesquisa qualitativa a ser construída com uma base documental  e outra de campo. Na primeira etapa foram consultados, além da literatura acerca da temática orientação acadêmica, documentos institucionais, extraídos dos colegiados, e, da base de dados do sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas e dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira relacionados aos indicadores de qualidade da Educação Superior. A segunda etapa, ainda em construção, será realizada por meio de entrevista semiestruturada com os coordenadores de curso  e orientadores acadêmicos dos cursos de Medicina – Natal e Matemática Bacharelado Natal. Os referidos cursos foram escolhidos de acordo com os resultados alcançados por estes, no período de 2012 a 2016, em relação a Taxa de Conclusão Média dos Cursos de Graduação Presenciais, pactuada entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Ministério da Educação. Os Resultados Preliminares, que correspondem à etapa documental apresenta  a orientação acadêmica como um processo institucional desde 1975, e com o objetivo de contribuir para a integração dos estudantes à vida universitária. No entanto, sua prática não tem se constituído como um indicador de melhoria da educação superior no que se refere aos resultados alcançados pelos cursos de graduação e apresentados em número de estudantes ingressantes e concluídos num período de 5 anos. A segunda etapa da pesquisa busca compreender a percepção dos orientadores acadêmicos e coordenadores de curso sobre a prática da orientação acadêmica.

Presidente - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Interno - 1519736 - TATIANA DE LUCENA TORRES