Banca de QUALIFICAÇÃO: KESIA CRISTINE MELO

DISCENTE : KESIA CRISTINE MELO
DATA : 04/05/2017
LOCAL: AUDITORIO 2 DO NEPSA II

ESCOLHA DE CURSO E EVASÃO UNIVERSITÁRIA: Análises a partir do Sistema de Seleção Unificada

Evasão, Ensino Superior, SISU, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Escolha Profissional.

A evasão universitária é um fenômeno complexo e multifatorial que tem causado interesse nos pesquisadores nos últimos anos. Com a implantação do Sistema de Seleção Unificada, as possíveis causas e as modalidades da evasão ainda são pouco apresentadas no meio acadêmico. Parte-se do princípio, de que esse novo modelo de seleção do ensino superior permite a mobilidade de cursos de graduação por parte dos estudantes, sendo esta  uma peculiaridade a ser compreendida e investigada no fenômeno contemporâneo da evasão, que neste estudo, será compreendida como a mudança de curso de graduação sem concluí-lo. Este trabalho propõe-se a identificar os fatores apresentados pelos estudantes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, quanto à intenção de mudar de curso de graduação. Essa investigação poderá ajudar a compreender o referido fenômeno, sua real incidência e se existe influência da escolha profissional, bem como na possível mudança do curso de graduação a partir do modelo do Sistema de Seleção Unificada implantado pelo Ministério da Educação paulatinamente nas Instituições de Ensino Superior, sendo totalmente implantado na UFRN a partir de2014. Essa pesquisa possui caráter qualitativo, tendo os estudantes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas  apresentado a intencionalidade da mudança do curso como sujeitos a serem identificados e entrevistados. Após a realização das entrevistas, será utilizada a análise do  discurso para análise dos dados.

Presidente - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Externo ao Programa - 1723488 - MARIA DA APRESENTACAO BARRETO
Interno - 1519736 - TATIANA DE LUCENA TORRES
Notícia cadastrada em: 26/04/2017 18:55