Banca de DEFESA: RUTE CLEA PEREIRA DE NORONHA

DISCENTE : RUTE CLEA PEREIRA DE NORONHA
DATA : 11/04/2017
LOCAL: Nessa II

DIAGNÓSTICO SOBRE COMPRAS PÚBLICAS ATRAVÉS DE PREGÃO ELETRÔNICO: FASES LICITATÓRIA E CONTRATUAL

Licitação, pregão eletrônico, contratações públicas.

Este estudo faz um diagnóstico das compras e contratações públicas efetuadas através de pregões eletrônicos realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A escolha do tema justifica-se pelo alto custo dos processos licitatórios e pelo tempo que eles demandam. O objetivo geral do trabalho é realizar um diagnóstico das compras e contratações públicas, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizadas através de licitações na modalidade pregão. Este trabalho utilizou as pesquisa bibliográfica, documental, nos pregões realizados entre os anos de 2011 e 2015, e de campo para o alcance de seus objetivos. Em seu primeiro capítulo este trabalho traz a Introdução, onde são apresentadas as considerações iniciais, a contextualização e problema proposto, os objetivos a serem alcançados e a justificativa desta pesquisa. O capítulo dois é dedicado à revisão da literatura que fundamentou a pesquisa e que serviu de base à análise ora apresentada. O capítulo três discorre sobre a metodologia usada neste estudo. O quarto capítulo é destinado à apresentação e análise dos resultados obtidos através das pesquisas documental e de campo. No último capítulo são apresentadas as conclusões, limitações e recomendações do estudo. Os resultados demonstram que impactam de maneira significativa sobre as compras e contratações na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, positiva ou negativamente: o fator econômico, tanto o valor estimado como o valor contratado (ou registrado em ata); a elaboração de editais e termos de referência; e a participação, o envolvimento, dos setores requisitantes no processo de compra e/ou contratação. Com este trabalho espera-se contribuir para melhoria dos processos de compra, com intuito de atingir uma maior eficiência nas compras e contratações realizadas pelo Setor de Licitações da Diretoria de Material e Patrimônio.

Interno - 1164542 - MARCELO RIQUE CARICIO
Presidente - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES