Banca de DEFESA: RAINETE DE MEDEIROS GOMES

DISCENTE : RAINETE DE MEDEIROS GOMES
DATA : 28/11/2016
LOCAL: Lab Com

DESAFIO NA GESTÃO DE PESSOAS: retenção de servidores técnico-administrativos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Técnico-Administrativo. Relações de trabalho. Questões salariais. Serviço Público. Clima Organizacional.

A presente pesquisa surgiu a partir da intenção de identificar o perfil dos servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que solicitaram Vacância por Posse em Outro Cargo Inacumulável e Exoneração, dos cargos ocupados na referida Instituição, no período de 2010 a 2015. Além disso, buscou entender os reais motivos que levaram essas pessoas a saírem do vínculo empregatício considerando todo o viés que envolve as relações de trabalho existentes na Organização. A revisão bibliográfica foi centrada em documentos legais que regem a carreira dos servidores Técnico-Administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), a estrutura da UFRN e trabalhos de autores que desenvolveram estudos sobre esse tema, além de pesquisas sobre o estado da arte. Trata o presente estudo de uma pesquisa de levantamento descritivo e, para atingir seus objetivos, foi realizada coleta de dados através da aplicação de um questionário online utilizando-se da ferramenta Google docs para chegar à população pesquisada, que totalizou 268 pessoas. Concluída a coleta de dados, obteve-se o retorno de 122 questionários respondidos, sendo utilizado para tratamento destas informações o SPSS (Statistical for Social Sciences). O principal motivo apontado como insatisfação no Órgão refere-se à remuneração inerente à Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos, representada pelo percentual de 91,2% das respostas e, por essa razão, pode-se concluir o entendimento pela busca por novos cargos no serviço público, confirmada pelo resultado de 77% dos casos. Com base nos dados desse estudo, percebe-se que, apesar do alto índice de insatisfação com as questões salariais, de modo geral, o clima organizacional e a satisfação nas relações de trabalho se apresentaram de maneira favorável à Instituição pesquisada.

Interno - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Presidente - 4579763 - SEBASTIAO FAUSTINO PEREIRA FILHO
Externo à Instituição - SÔNIA MARIA RODRIGUES CALADO DIAS - FG
Notícia cadastrada em: 18/11/2016 16:53