Banca de DEFESA: DENICE DE AMORIM CAVALCANTI FREIRE

DISCENTE : DENICE DE AMORIM CAVALCANTI FREIRE
DATA : 18/11/2016
LOCAL: Auditório "D" do CCHLA

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS MODELOS ADOTADOS POR DUAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO

Avaliação de desempenho. Ética. Gestão por Competências. Instituições Federais de Ensino.

O objetivo deste trabalho é analisar comparativamente o modelo de avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativo efetivo utilizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como também verificar junto aos gestores do setor de Gestão de Pessoas, como ocorre o processo de avaliação de desempenho na instituição. Buscou-se ainda averiguar o entendimento tanto dos técnico-administrativos em educação, pertencentes às classes C, D e E, que ingressaram até o ano de 2012, quanto das chefias do Instituto Federal, sobre como percebem o processo de avaliação de desempenho. Inicialmente foi feita uma contextualização dos princípios da administração pública no que se refere à avaliação de desempenho, tendo como base a ética no serviço público, uma vez que não se pode deixar a Ética desvinculada da avaliação de desempenho, pois a mesma está correlacionada aos princípios da Administração Pública. Posteriormente foi realizada uma abordagem conceitual e histórica sobre a avaliação de desempenho, principalmente no âmbito do serviço público e mais especificamente nas Instituições Federais de Ensino, onde a avaliação dos técnico- administrativos tem como amparo legal a Lei no 11.091/2005, o Decreto no 5.825/06 e ainda o Decreto no 5.707/06, que orienta para a questão da implantação da gestão por competências nas Instituições Federais de Ensino. A metodologia empregada foi uma pesquisa descritiva na qual se optou enquanto estratégia, por um estudo de caso do tipo multi-métodos, combinando recursos variados, através de métodos quantitativos e qualitativos, visando uma abordagem mais ampla do fenômeno investigado. A referida pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Sertão Pernambucano e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, este último, somente no setor de Gestão de Pessoas que desenvolve o trabalho de avaliação de desempenho. Por fim, os resultados da pesquisa buscaram evidenciar uma visão geral por parte dos participantes da pesquisa sobre questões importantes referentes ao processo de avaliação de desempenho.

Externo à Instituição - ALVANY MARIA DOS SANTOS SANTIAGO - UNIVASF
Interno - 1149537 - DENISE PEREIRA DO REGO