Banca de DEFESA: PEDRO RODRIGUES GONCALVES

DISCENTE : PEDRO RODRIGUES GONCALVES
DATA : 25/10/2016
LOCAL: Auditório I _de Políticas Públicas

AVALIAÇÃO DE IMPACTO DE AÇÕES DE CAPACITAÇÃO NA ÁREA ADMINISTRATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

Gestão de Pessoas; Treinamento e Desenvolvimento; Avaliação de Treinamento; Serviço Público

O Departamento de Recursos Humanos é o setor responsável por todo acompanhamento e desenvolvimento profissional dos colaboradores, sendo o desenvolvimento por meio de treinamentos e capacitações, um dos suportes para a melhoria da gestão de pessoas no serviço público. Esse estudo fundamentou-se na legislação federal, decretos 5.707/06 e 5.825/06, que estabelece critérios de desenvolvimento contínuo dos servidores públicos federal bem como do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento adotado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. O objetivo geral desse estudo foi identificar os efeitos diretos e específicos, das ações de capacitação e treinamento, voltados à área administrativa, sobre o comportamento do servidor em seu cargo, dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e propor a implantação de um instrumento de avaliação de impacto em profundidade no ambiente de trabalho. Tratou-se de um estudo de natureza descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta dos dados ocorreu por meio de um questionário com perguntas fechadas. A amostra constituiu-se de 108 colaboradores do campus central, sendo 88 de técnicos administrativos e 20 chefes de unidades administrativas. Os resultados apresentados demonstraram a repercussão positiva do programa de capacitação da instituição e a contribuição da formação permanente dos servidores. Evidenciaram-se também os altos índices de satisfação nas respostas relacionados à aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos após capacitação, bem como os efeitos diretos e específicos das ações de capacitação e treinamento na área administrativa interferindo de forma positiva no comportamento do servidor em seu cargo. As análises estatísticas revelaram um alfa de Cronbach's acima de 0,70, demonstrando, assim, consistência dos dados classificada como satisfatória no instrumento de pesquisa. O estudo contribuiu para a proposição de um modelo de avaliação de impacto em profundidade adaptado à realidade da Instituição.

Presidente - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Interno - 4579763 - SEBASTIAO FAUSTINO PEREIRA FILHO