Banca de DEFESA: GILVANIA MORAIS DE ARAUJO FERNANDES

DISCENTE : GILVANIA MORAIS DE ARAUJO FERNANDES
DATA : 22/10/2016
LOCAL: Auditório do Lab de Psicologia

FIOS QUE TECEM O BEM E O MAL-ESTAR LABORAIS: O PAPEL DOS GESTORES NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Qualidade de vida no trabalho. Bem-estar no trabalho. Mal-estar no trabalho. Gestores. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O mundo do trabalho tem passado por variadas e constantes reestruturações necessárias para que se atenda aos modos de produção vigente, em decorrência disso, vêm-se exigindo trabalhadores criativos, inovadores, competentes, flexíveis e resilientes. Diante disso, algumas instituições vêm se preocupando com a humanização dos contextos laborais como forma de atenuar os impactos dessas constantes reestruturações e se preocupando com a existência da qualidade de vida no trabalho, que acontecerá quando houver a prevalência de vivências que ocasionem o bem-estar no trabalho; mas, se predominar o mal-estar no trabalho, o trabalhador estará sob risco de adoecimento. No intuito de disseminar os objetivos e metas institucionais, mas preservando a humanização dos contextos laborais e se preocupando com o bem-estar da sua equipe, existe o gestor; este que, dada a responsabilidade da sua função, tem papel importante na promoção da Qualidade de vida no trabalho. Assim, este estudo objetiva conhecer a relação entre os gestores e a promoção da qualidade de vida no trabalho para os membros de sua equipe, considerando os olhares dos atores envolvidos no processo (gestores e servidores sob gestão). Trata-se de uma pesquisa científica que, devido à abordagem do problema é classificada como qualitativa; quanto aos objetivos propostos esta é considerada descritiva. Quanto à coleta dos dados e informações, foram utilizadas as pesquisas bibliográficas, documentais e de campo, esta última por meio de uma entrevista semiestruturada, em dois modelos e com gravação de voz, um para os servidores sob gestão e o outro para os servidores gestores. Escolheu-se para este estudo uma amostragem não probabilística e intencional; para tanto, num formato de estudo piloto, selecionou-se a Pró-Reitoria de Graduação e Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A análise e discussão dos resultados foram feitas à luz do conceito de Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho, proposto por Ferreira (2012). Ao final, identificou-se que haver uma relação direta entre o comportamento dos gestores das unidades analisadas e a promoção da QVT das suas equipes.

Presidente - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Externo à Instituição - MANOEL PEREIRA DA ROCHA NETO - UnP
Interno - 1519736 - TATIANA DE LUCENA TORRES
Notícia cadastrada em: 14/10/2016 15:32