Banca de DEFESA: CLAUDIO HENRIQUE SILVA DE FREITAS

DISCENTE : CLAUDIO HENRIQUE SILVA DE FREITAS
DATA : 28/09/2016
LOCAL: A definir

Processo de trabalho do técnico de enfermagem: sua organização e seus registros em um hospital universitário

Técnico de enfermagem; Processo de trabalho em saúde; Sistematização

Este estudo teve como objetivo analisar o processo de trabalho e as ações do técnico de enfermagem na clínica cirúrgica do ECI-HUOL. Buscou-se, assim, entender como se dá a organização do trabalho, mais especificamente em relação às atividades assistenciais. O estudo descritivo proposto foi realizado no setor de clínica cirúrgica do Hospital Universitário Onofre Lopes em Natal/RN e incluiu todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem atuantes no referido setor. A partir de uma análise inicial dos impressos e protocolos disponíveis, constatou-se a deficiência na sistematização dos procedimentos e a limitação de instrumentos que possam guiar os técnicos na definição de uma lógica ou sequenciamento de suas ações. Com o uso de instrumentos variados (observação, questionário fechado do tipo survey), foi feita uma análise de como se dá a organização do trabalho da enfermagem e constatou-se que, na ótica dos envolvidos, este se processa de maneira aleatória, sem um instrumento formal que ordene as atividades ou indique quem deve orientar o sequenciamento ou prioridade das ações assistenciais. Os resultados indicam também que, de modo geral, tal fragilidade de parâmetros propicia certa personalização na assistência, traduzida numa atuação que expressa os hábitos adquiridos e a visão particular de cada profissional em relação ao processo. Conclui-se, então, que, longe buscar um enrijecimento e controle absoluto do agir, é necessário aprimorar a organização do trabalho a partir da escolha e adoção de procedimentos que informem e padronizem a assistência, evitando, assim, que a indefinição quanto aos parâmetros comprometa o tratamento instituído, trazendo riscos à saúde do paciente.

Presidente - 1149537 - DENISE PEREIRA DO REGO
Interno - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU