Banca de DEFESA: MARGARETH MACIEL FIGUEIREDO DIAS FURTADO

DISCENTE : MARGARETH MACIEL FIGUEIREDO DIAS FURTADO
DATA : 02/09/2016
LOCAL: LAB COM

USABILIDADE E ACESSIBILIDADE NO REPOSITÓRIO DE INFORMAÇÃO ACESSÍVEL DA UFRN : AVALIAÇÃO ERGONÔMICA DE INTERFACES WEB.

Bibliotecas Digitais Acessíveis. Interface Acessível. Ergonomia. Pessoa com Deficiência Visual. Acessibilidade Comunicacional.

Esta pesquisa visa avaliar os requisitos ergonômicos de usabilidade e acessibilidade presentes na interface do Repositório de Informação Acessível, considerando a opinião dos usuários com baixa visão e cegueira. A operacionalização deste objetivo geral deu-se por meio dos seguintes objetivos específicos: a) verificar a funcionalidade de botões e links apresentados na interface do Repositório de Informação Acessível da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; b) identificar os entraves e inconsistências de usabilidade e acessibilidade na interface; c) conhecer os pontos passíveis de melhorias da interface do Repositório de Informação Acessível que contribuam com subsídios para elaboração de proposta de intervenção a ser realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa se caracterizou como exploratória, descritiva e aplicada, empregando a estratégia metodológica de estudo de caso, com base em uma abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados foi feita com o desenvolvimento de teste de usabilidade, observação participante e questionário semiaberto. Para a análise quantitativa dos dados foi empregado o método estatístico; e para a análise qualitativa foi adotada a análise de conteúdo. Para a convergência dos resultados foi empregada a triangulação dos dados para múltiplos instrumentos. A amostra investigada foi composta por oito usuários cadastrados no Repositório de Informação Acessível, representando 25% dessa população. Quanto à caracterização dos participantes, a análise evidenciou o seguinte perfil: mulheres (50%), entre 31 e 40 anos, três com baixa visão e uma com cegueira, sendo três na graduação e uma na pós-graduação; homens (50%), entre 34 e 53 anos, todos com cegueira, sendo dois na graduação e dois na pós-graduação. Os resultados revelaram pontos necessários de mudanças na interface do repositório. Identificação de pontos de entraves para as funções: legendas descritivas e tamanho inadequado de botões e ícones, como botões de contraste, mapa do site e botões iniciar e encerrar sessão; não funcionalidade do mapa do site e atalhos, bem como inexistência de uma função retorno. Verificou-se ainda que, independentemente dos entraves, os participantes aplicaram outras medidas para concluir os testes. Quanto ao registro de recomendações, destacam-se a necessidade de legenda descritiva, aumento de ícones, ativação de links inativos, implantação de novos recursos e avaliação técnica periódica. A pesquisa também comprovou que os participantes conceberam a identificação de inconsistências e sugestões de melhorias como fator de aprimoramento para a interface, confirmando que o estado do site no momento do teste foi considerado como aceitável. Considera-se que devido às constantes mudanças das tecnologias e possíveis demandas dos usuários reais e potenciais do repositório, serão necessárias novas avaliações, no futuro, para confirmar a qualidade do serviço.

Externo à Instituição - ANTÔNIO ROBERTO FAUSTINO DA COSTA - UEPB
Interno - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Externo ao Programa - 1149574 - JEFFERSON FERNANDES ALVES
Presidente - 4579763 - SEBASTIAO FAUSTINO PEREIRA FILHO