Banca de QUALIFICAÇÃO: ZAQUEU HUDSON DE ARAUJO GURGEL

DISCENTE: ZAQUEU HUDSON DE ARAUJO GURGEL
DATA: 08/03/2016
LOCAL: Auditório C do CCHLA

GESTÃO DO CONHECIMENTO JURÍDICO NA DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Gestão. Conhecimento. Recursos humanos. Normas. Jurídico.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O objetivo do presente trabalho é discutir formas da gestão do conhecimento jurídico no setor de recursos humanos de uma instituição pública. Partindo da premissa de que as organizações públicas, por estarem imersas em uma sistemática burocratizada, bem como em virtude do Princípio da Legalidade, segundo o qual só é permitido fazer aquilo que as normas autorizam, necessitam ter seu conhecimento corretamente sistematizado para evitar erros na sua aplicação, constatam-se, nos últimos anos, profundas mudanças no conceito de gestão. Na área de recursos humanos, as constantes alterações de normas e entendimentos legais dos órgãos de controle dificultam consideravelmente a sua correta e célere aplicação no dia-dia de trabalho. Para tanto, buscar-se-á identificar as normas de aplicação obrigatória e facultativa pelo gestor público, mapear as atividades realizadas na unidade, discutir mecanismos de facilitação de acesso pelos colaboradores a normatizações atualizadas e sistematizar as informações jurídicas pertinentes, a fim de possibilitar que o administrador público escolha, com mais segurança e facilidade, qual a normatização que deve ser aplicada em uma determinada situação concreta. Será realizado um diagnóstico, por meio da aplicação de questionário com todos os colaboradores e gestores da unidade, cujos dados serão apurados com base na escala tipo Likert. Assim, almeja-se, ao final, delinear um plano de gestão sistêmica e estratégica do conhecimento jurídico, que implementado, possa gerar valor à organização pesquisada.

Presidente - 1167852 - JOSE ORLANDO RIBEIRO ROSARIO
Interno - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
Interno - 1298976 - YANKO MARCIUS DE ALENCAR XAVIER
Notícia cadastrada em: 07/03/2016 14:16