Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELLE DE MEDEIROS MENDES

DISCENTE: MICHELLE DE MEDEIROS MENDES
DATA: 10/12/2015
LOCAL: AUDITORIO DO LABORATORIO DE PSICOLOGIA/CCHLA

Condições de trabalho e riscos psicossociais: um estudo com os servidores do Restaurante Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Alimentação, Restaurante, Condições de trabalho, Riscos psicossociais, Doenças Ocupacionais.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O presente estudo tem como objetivo geral analisar os riscos psicossociais a que são submetidos os servidores do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na pesquisa descritiva a ser empreendida, optou-se, enquanto estratégia, por um estudo de caso do tipo multimétodos, combinando recursos variados visando uma abordagem mais ampla do fenômeno investigado. Os dados serão coletados através da aplicação de questionários estruturados para avaliação das condições de trabalho e da identificação de riscos psicossociais, bem como da observação direta para conhecimento das tarefas executadas e a periodicidade das repetições. Todos os procedimentos éticos serão estabelecidos e obedecidos. Após coletados os dados, estes serão organizados e tabulados em um banco de dados e analisados a partir de estatística descritiva. Os dados preliminares obtidos a partir da analise documental estão relacionados à caracterização da unidade, a qual tem um funcionamento ininterrupto das 05 às 20 horas, de domingo a domingo e conta com 87 funcionários (entre diretora, coordenadora de controle de materiais e abastecimento, coordenadora de nutrição, coordenadora de educação nutricional, nutricionistas, auxiliar administrativo, auxiliar de atividades I, almoxarife, armazenista, motorista, cozinheiro, auxiliar de cozinha, copeiro, ASG, auxiliar de limpeza, jardineiro e vigilante), sendo 84% destes gerenciados por uma empresa terceirizada e 16% pela UFRN. Contudo, espera-se que a partir dos resultados finais obtidos, sejam conhecidos os maiores riscos a que os servidores do RU estão submetidos e, com isso, seja possível sugerir intervenções viáveis no sistema organizacional, estabelecendo uma relação mais próxima com a prevenção e promoção da saúde, o que, consequentemente, poderá propiciar, no futuro, a melhoria nas condições de trabalho e saúde e bem estar dos servidores, bem como a redução de despesas públicas, visto que os resultados poderão subsidiar estratégias voltadas para a contenção dos gastos com absenteísmos por acidentes de trabalho e agravos a saúde decorrente de um ambiente insalubre.

Interno - 1613088 - CAMILA COSTA TORRES
Presidente - 1149537 - DENISE PEREIRA DO REGO
Externo ao Programa - 6350673 - MARIA TERESA PIRES COSTA
Notícia cadastrada em: 30/11/2015 20:36