Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIO HENRIQUE SILVA DE FREITAS

DISCENTE: CLAUDIO HENRIQUE SILVA DE FREITAS
DATA: 10/12/2015
LOCAL: AUDITORIO DO LABORATORIO DE PSICOLOGIA- CCHLA

PROCESSO DE TRABALHO DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: SUA ORGANIZAÇÃO E SEUS REGISTROS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Profissionais de saúde; Processo de trabalho em saúde; Enfermagem; Hospitais

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Este estudo objetiva analisar o fluxo de processos e as ações do técnico de enfermagem na clínica cirúrgica do ECI-HUOL. Busca-se, assim, entender como se dá a organização do trabalho do técnico de enfermagem, mais especificamente em relação às atividades assistenciais, investigando junto aos enfermeiros e técnicos de enfermagem, os impactos da ausência de um protocolo de ações. O estudo descritivo proposto será realizado no setor de clínica cirúrgica do Hospital Universitário Onofre Lopes em Natal/RN e deverá incluir todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem atuantes no ECI. A partir de uma analise inicial dos impressos e protocolos disponíveis para o uso dos técnicos de enfermagem, observa-se certa deficiência na sistematização dos procedimentos e a limitação de instrumentos que possam guiar os técnicos na definição de uma lógica, nível de importância ou sequenciamento de suas ações. Busca-se, com o uso de instrumentos variados (observação, questionário fechado do tipo survey), analisar como se dá a organização do trabalho do técnico de enfermagem e, a partir de uma investigação mais aprofundada, sistematizar dados que poderão, futuramente, subsidiar ações voltadas para a melhoria na forma como se processa o trabalho dos profissionais o que, espera-se, irá repercutir na qualidade do serviço prestado e no bem-estar dos mesmos.

Interno - 1613088 - CAMILA COSTA TORRES
Presidente - 1149537 - DENISE PEREIRA DO REGO
Externo ao Programa - 6350673 - MARIA TERESA PIRES COSTA
Notícia cadastrada em: 30/11/2015 20:08