Banca de DEFESA: BRUNO JOSE PEREIRA SILVA

DISCENTE: BRUNO JOSE PEREIRA SILVA
DATA: 04/12/2015
LOCAL: Auditório do LabCom

GESTÃO DE RISCOS: MODELO PARA UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR VISANDO A REALIZAZAÇÃO DE AUDITORIA BASEADA EM RISCOS

Gestão de Riscos Corporativos, IFES, Governança Corporativa

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As organizações estão susceptíveis à ocorrência de diversos eventos que podem influenciar no alcance de seus objetivos. Em virtude disso, os órgãos de controle da Administração Pública têm exigido das instituições a adoção de políticas de gerenciamento de riscos. Diante da grande quantidade de recomendações expedidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a diversas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) nessa área, propõe-se um modelo de gestão de riscos para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trata-se de um estudo aplicado, exploratório e qualitativo. No que se refere aos procedimentos técnicos, a pesquisa se caracteriza como análise documental, bibliográfica, pesquisa-ação e estudo de caso. A pesquisa bibliográfica foi utilizada para subsidiar a elaboração do Guia de Gestão de Riscos em Instituições Federais de Ensino Superior (GERIFES). Já a análise documental foi empregada com o objetivo de conhecer a estrutura organizacional e os macroprocessos da universidade. O autor é lotado na unidade de Auditoria Interna da UFRN e compartilha do mesmo problema, caracterizando assim a pesquisa-ação. O estudo de caso auxiliou tanto na elaboração do guia, quanto na concepção de funcionalidade específica para o seu sistema de informação e, consequentemente, na elaboração do Manual de Utilização do Módulo “Gestão de Riscos” do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). Como resultado da pesquisa, foi proposto um modelo de gestão de riscos à UFRN e disponibilizado à gestão da universidade um módulo para o seu sistema de informação capaz de gerenciar os riscos relativos aos mais variados eventos que podem influenciar no alcance dos objetivos institucionais.

Interno - 1164542 - MARCELO RIQUE CARICIO
Externo à Instituição - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS - UFERSA