Banca de DEFESA: MONICA DE CASSIA FERNANDES BERTIN

DISCENTE: MONICA DE CASSIA FERNANDES BERTIN
DATA: 28/08/2015
LOCAL: AUDITORIO B/CCHLA/UFRN

Avaliação dos impactos do uso do sistema de gestão hospitalar no Hospital Universitário Onofre Lopes - UFRN

Gestão de Pessoas; Gestão da Informação; Gestão Hospitalar; Tecnologia da Informação; Hospitais Públicos

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O objetivo deste estudo foi identificar as possíveis causas de diferenças de resultados alcançados na implantação de um Sistema de Gestão Informatizado (SGI) em um Hospital Universitário Federal localizado no nordeste do Brasil e compreender os motivos que influenciaram os resultados em diferentes grupos quando fora utilizada a mesma metodologia de implantação de sistemas. Considerando a implicação dos gestores, profissionais de saúde, outros profissionais envolvidos e a estrutura organizacional vigente no período em que se deu a implantação, buscou-se conhecer como essas pessoas perceberam a evolução da implantação no seu grupo ou setor e também na organização. Partindo de uma abordagem qualitativa, utilizou-se como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada, mais especificamente a entrevista episódica, por ser mais focada na narrativa sobre a experiência vivida pelos participantes ao longo do processo de implantação do SGI no hospital. Foram entrevistados três grupos de profissionais e um grupo de gestores, todos com formação de nível superior em suas profissões e que participaram do processo de implantação desde o início. Seguiu-se a metodologia de Bardim (2009) em todas as fases de tratamento e interpretação dos dados. A partir da analise empreendida, despontaram três categorias: O pensamento e o conhecimento; As práticas e mudanças; Resultados obtidos. Da categoria “pensamento e o conhecimento”, emergiram três subcategorias: O administrativo, O institucional e O conhecimento em TI. Da categoria “As práticas e mudanças”, emergiram três subcategorias: Realidade anterior ao SGI; O projeto de TI e a implantação do SGI e Impactos da implantação do SGI. Da categoria “Resultados obtidos” emergiram três subcategorias: Benefícios promovidos pelo SGI, Insatisfações observadas e Nível de utilização e compreensão do SGI. Observou-se que a falta de integração dos setores foi um problema determinante na implantação do SGI, que o projeto de implantação do SGI não foi bem dimensionado e divulgado na instituição e, ainda, que diferentes modelos de lideranças e de objetivos dos setores influenciaram no andamento do processo de implantação do SGI. Muitas outras questões foram registradas nas conclusões, mas em resumo, pode-se mencionar que um SGI deve ser uma ferramenta de consolidação de práticas organizacionais já institucionalizadas e de integração entre setores e não de apoio a práticas isoladas e personalistas de algumas esferas da instituição.

Presidente - 1759676 - PEDRO FERNANDO BENDASSOLLI
Interno - 1519736 - TATIANA DE LUCENA TORRES