Banca de DEFESA: THIARE THARINE DE OLIVEIRA PACHECO

DISCENTE: THIARE THARINE DE OLIVEIRA PACHECO
DATA: 23/07/2015
LOCAL: AUDITORIO DO LABCOM-CCHLA-UFRN

A socialização organizacional no contexto da UFRN: proposta de curso de iniciação ao serviço público

Gestão de pessoas. Socialização organizacional. Tecnologias da comunicação e informação.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O presente trabalho visa a contribuir para a melhoria do processo de socialização organizacional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através da apresentação de uma proposta de curso virtual de iniciação ao serviço público e à UFRN, destinada aos servidores técnico-administrativos recém-admitidos. Trata-se de um estudo de caso exploratório, com abordagem qualitativa, amparado em pesquisa bibliográfica e documental e destinado à aplicação na referida universidade. A proposta ora apresentada encontra respaldo na legislação federal pertinente à gestão de pessoas, que estabelece o desenvolvimento permanente do servidor público, conforme decretos 5.707 e 5.825, ambos de 2006. Respalda-se, ainda, no Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento da UFRN, instituído em 2012, que determina ações direcionadas à socialização organizacional dos novos servidores. Para consecução do objetivo deste trabalho, foi realizada pesquisa bibliográfica acerca dos temas de gestão de pessoas no serviço público, socialização organizacional e tecnologias da informação e comunicação. Foi, também, realizada pesquisa empírica através da aplicação de questionário semiestruturado com vistas a identificar o perfil dos servidores técnico-administrativos admitidos em 2014 e a percepção destes quanto ao processo de socialização organizacional da UFRN. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que a amostra participante é representada por servidores, em sua grande maioria, com qualificação superior à exigida para o cargo e com experiência laboral anterior à UFRN. Constatou-se, ainda, através da percepção dos servidores participantes, a existência de lacunas instrucionais no que tange à orientação sobre o serviço público, sobre o papel do servidor e sobre a função para qual foram designados. A partir desses resultados e tendo como diretriz o decreto federal 5.825/2006, foi elaborada a proposta do referido curso, cujo conteúdo apresenta noções gerais sobre o serviço público, sobre o papel do servidor do público, sobre a UFRN e sobre a função a ser desempenhada. Por fim, considerou-se que os objetivos deste trabalho foram alcançados e que a proposta apresenta viabilidade do ponto de vista econômico e operacional.

Presidente - 4579763 - SEBASTIAO FAUSTINO PEREIRA FILHO
Interno - 1519736 - TATIANA DE LUCENA TORRES