Banca de DEFESA: MARIA GORETE GURGEL DE CARVALHO

DISCENTE: MARIA GORETE GURGEL DE CARVALHO
DATA: 30/07/2015
LOCAL: Auditório D (CCHLA)

Jornalismo Público em questão: uma análise do TVU Notícias

Jornalismo público. TV pública. Mídia. Democracia. Cidadania.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Esta dissertação analisa um programa jornalístico da TV Universitária do RN e sua possível contribuição para a formação cidadã. O objetivo principal é analisar se o telejornal TVU Notícias contribui para a formação cidadã dos seus telespectadores, a partir das escolhas dos assuntos e da angulação das matérias exibidas no programa. Busca-se compreender os princípios, os conceitos e as práticas do jornalismo público, movimento formado por um grupo de jornalistas norte-americanos que pretendiam recuperar a ética e os princípios democráticos no processo de formulação de notícias. Pretende-se apresentar e analisar o jornalismo público como uma forma possível de desenvolver a cidadania e verificar se os conceitos que conduzem este tipo de jornalismo podem ser encontrados no jornalismo da televisão pública brasileira. Para consecução do objetivo deste trabalho, foi realizada pesquisa bibliográfica acerca do jornalismo público, da evolução do jornalismo, dos efeitos da mídia e do conceito de TV pública. Foi, também, realizada pesquisa empírica através da observação do processo de produção do programa, relacionando-se as matéria/pautas, revendo-se os arquivos dos textos das matérias, e para complementar o estudo assistiu-se os áudios das matérias gravados em mídia DVD. A análise envolveu 12 programas e 12 matérias veiculados no período de 2009 a 2014. Os resultados da pesquisa permitiram constatar que a amostra das notícias apresentadas no programa sugere que os assuntos agendados são, em sua maioria, de interesse público e valor social, mas carecem de mais contextualização, profundidade e pluralidade de fontes. A partir desses resultados e tendo como diretriz o papel e a função da TV pública, concluiu-se que para o TVU Notícias possa contribuir efetivamente para a formação de seus telespectadores precisa superar a superficialidade das matérias apresentadas, aproximando-se mais do jornalismo que se espera de uma TV pública.

Presidente - 1784950 - SERGIO LUIS RIZZO DELA SAVIA
Interno - 1149537 - DENISE PEREIRA DO REGO
Externo à Instituição - MANOEL PEREIRA DA ROCHA NETO - UnP
Notícia cadastrada em: 21/07/2015 20:28