Banca de DEFESA: ANDRESSA MEDEIROS PEREIRA DE ALBUQUERQUE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRESSA MEDEIROS PEREIRA DE ALBUQUERQUE
DATA: 22/07/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório D (CCHLA)
TÍTULO:

Programa de Qualidade de Vida no Trabalho da UFRN: Uma avaliação SUBJETIVA centrada na percepção dos trabalhadores.


PALAVRAS-CHAVES:

Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, Ergonomia da Atividade, Ambiente de trabalho, Saúde do trabalhador, Doenças ocupacionais.


PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Com as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, decorrentes da reestruturação produtiva, o número de trabalhadores acometidos por doenças, em todo o mundo, vem crescendo a cada ano. Dentre as doenças mais frequentes estão os transtornos mentais e de comportamento, doenças do sistema osteomuscular e tecido conjuntivo e lombalgias, que podem ter como consequências os afastamentos do trabalho e até mesmo aposentadorias precoces. Este fato tem sido uma das razões do crescente interesse, por parte das organizações, em relação à saúde dos seus trabalhadores, o que tem como uma de suas implicações a expressiva ampliação no investimento em  Programas de Qualidade de Vida no Trabalho, visto que as enfermidades estão normalmente relacionadas ao ambiente laboral. É em consonância com estas informações que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte implantou o seu Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, intitulado Viver em Harmonia, foco central deste estudo que pretende avaliar a percepção dos trabalhadores quanto às atividades oferecidas neste programa, tomando-se como base as experiências e vivências individuais destes trabalhadores com o programa. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa pautado na abordagem da Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho. Com o propósito de levantar as informações acerca do tema, foi realizada análise documental sobre a instituição em pauta, o programa desenvolvido nesta, além de terem sido efetuadas entrevistas semi-estruturadas com coordenadores e participantes das atividades desenvolvidas no programa. As informações foram tratadas por análise de conteúdo categorial à luz da literatura da Ergonomia e da Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1613088 - CAMILA COSTA TORRES
Interno - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Externo à Instituição - WALID ABBAS EL AOUAR - UnP
Notícia cadastrada em: 06/07/2015 15:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao