Banca de DEFESA: KÁTIA MARIA FERNANDES DE BRITO

DISCENTE: KÁTIA MARIA FERNANDES DE BRITO
DATA: 22/07/2015
LOCAL: Auditório D (CCHLA)

CONTRIBUIÇÕES DA ERGONOMIA PARA IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES EM UNIDADES PRODUTORAS DE REFEIÇÕES.

Ergonomia. Análise ergonômica do trabalho. Processos de trabalho. Unidades produtoras de refeições. Saúde do trabalhador.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As Unidades Produtoras de Refeição (UPRs) ou UANs (Unidades de Alimentação e Nutrição) destinam-se a produção de alimentos para coletividade sadia e/ou enferma e precisam fazê-lo de forma a garantir a qualidade do que é produzido. Nestas unidades, o ambiente de trabalho, em geral, apresenta ruídos excessivos, calor e condições físicas desfavoráveis, como também as formas de organização do trabalho podem representar riscos à saúde do trabalhador e levar a erros durante a produção e/ou distribuição de alimentos. O objetivo deste trabalho foi analisar os processos de trabalho na Unidade Produtora de Refeições de um Hospital Universitário, identificar os fatores de risco para saúde do trabalhador utilizando para isto o conhecimento da Ergonomia, especificamente o método de Análise Ergonômica do Trabalho (AET) após esta análise foi possível elaborar propostas que venham a trazer possíveis melhorias nas condições de trabalho, reduzindo os fatores de riscos à saúde e as possibilidades de falhas durante o processo de produção de refeições. Importante ressaltar que o método AET considera a atividade de trabalho desenvolvida em tempo real e destaca a importância de ouvir e envolver os próprios trabalhadores no processo de mudança. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Na pesquisa de campo foram coletados dados demográficos dos participantes (idade, escolaridade, setor de lotação, tempo de serviço total e tempo de serviço no setor) e dados relacionados ao trabalho desenvolvido por eles (Análise de tarefas, Análise da atividade e Análise do ambiente de trabalho) na UPR. Os instrumentos utilizados foram observações globais e sistemáticas e entrevistas semiestruturadas, buscando identificar as principais queixas relativas às atividades por eles desenvolvidas. Os resultados desta análise indicaram que a unidade analisada apresenta diversos problemas de ambiência dos postos de trabalho como também na organização do trabalho. Inconformidades que resultam em  um ambiente  favorável  ao adoecimento e riscos de acidentes.

Presidente - 1613088 - CAMILA COSTA TORRES
Interno - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Externo à Instituição - WALID ABBAS EL AOUAR - UnP
Notícia cadastrada em: 06/07/2015 15:37